Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


12-03-2022

Josep Borrell, União Europeia: O Ocidente cometeu um erro ao prometer a adesão da Ucrânia à Otan


"Houve ocasiões em que poderíamos ter reagido melhor. Por exemplo, propusemos coisas que não podíamos garantir, em particular a entrada da Ucrânia na OTAN. Isso nunca foi realizado. Acho que foi um erro fazer promessas que não podíamos cumprir" - disse ele.

O chefe da diplomacia europeia também admitiu que o Ocidente cometeu erros no relacionamento com a Rússia. "Assim, perdemos a oportunidade de aproximar a Rússia do Ocidente para contê-la", afirmou.

Em 24 de fevereiro, o presidente russo Vladimir Putin anunciou uma operação militar especial em resposta a um pedido de ajuda dos líderes das repúblicas do Donbass. Ele enfatizou que Moscovo não tem planos de ocupar territórios ucranianos, mas visa "desmilitarizar e desnazificar" o país.

Mais tarde, ele afirmou que uma das principais exigências de Moscovo é que a Ucrânia permaneça neutra. Como o diretor do Serviço de Inteligência Externa da Rússia, Sergey Naryshkin, já havia referido anteriormente, isso é fundamental para a Rússia porque é a "barreira territorial mínima" de que o país precisa para repelir eventuais ataques do Ocidente.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa