Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


28-11-2021

ADVENTO ILUMINADO - António Cunha Justo


Advento vem do latim "adventus" e significa chegada ("Tempus ante natale Domini"); é o tempo de reflexão e de preparação para a chegada de Jesus (Deus que assume a carne/matéria como parte de si mesmo).

O tempo de Advento reveste um caracter especial do amor ao próximo, do perdão e da generosidade.

Modernamente acentua-se menos a penitência e o arrependimento (no passado nos tempos antes do Natal e da Páscoa não eram permitidas danças nem celebrações luxuosas) e mais a alegria natalícia da encarnação de Deus.

O número quatro (domingos) antes do Natal foi fixado pelo Papa Gregório o Grande, no século VII (antes o tempo era variável) e  é  uma alusão simbólica aos tempos da História (estações)  que o povo teve de esperar, depois da queda de Adão até à vinda do Salvador!

A nível exterior e muito usada é a Grinalda de Advento com quatro velas a acender sucessivamente em cada novo domingo que se inicia.

A simbologia que assiste à grinalda com as velas pretende indicar que o caminho se torna cada vez mais claro à medida que se aproxima de Jesus (Luz e calor das velas que dão conforto e esperança!).

Advento quer ser sinal de que não nos encontramos perdidos na escuridão. Existe também a tradição do Candelabro de Natal. Mais informação em nota (1).

 

Desejo a todos um advento brilhante e iluminado!

António CD Justo Teólogo e Pedagogo

Nota em Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=6896