Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


18-12-2007

XVI Salão de Arte Ibero Americana Leonor Alvim Brasão


XVI Art Salon Ibero - American Migration
 Leonor Alvim Brazão

A Associação Ibero-Americana dos Attachés Culturais organizou o XVI Salão de Arte Ibero Americana, http://www.chile-usa.org/XVIIbero-AmericanArtSalon_000.htm , que teve início no passado dia 10 de Dezembro de 2007 no Instituto Cultural do México, localizado na 2829 16th Street NW, em Washington DC.  A exposição fica aberta ao público até o dia 2 de Fevereiro de 2008.  Participaram 17 países, representados por 27 trabalhos de arte.  O tema deste ano foi a Emigração (Diáspora), um fenómeno relacionado com a movimentação de pessoas por razões, económicas, politicas e sociais.    Os curadores deste Salão foram o Sr.Jack Rasmussen, Director e Curador do Museu Katzen e a Sra. Jilma Prada, proprietária da Galeria Prada.
 
Portugal foi representado pela artista Leonor Alvim Brazão com o trabalho “Os Portugueses no Mundo”.  Esta obra pretende retratar os diversos fluxos de emigração portuguesa. Os Portugueses trazem para os novos países de destino as suas tradições, língua, religião, gastronomia e cultura.  Os emigrantes guardam os seus valores durante gerações e ao mesmo tempo enriquecem as comunidades locais adoptando ambas nacionalidades.
 
Leonor Alvim Brazão nasceu em Lisboa, Portugal.  Em 1975 mudou-se para o Brasil, onde estudou Dança, Música e formou-se em Comunicação Visual, pela Universidade McKenzie de São Paulo.
Regressada a Portugal, iniciou uma carreira na Publicidade, como Graphic Designer e Directora de Arte, trabalhando em multinacionais como a J.W.Thompson, Comunicar e Bates Portugal.  Em 1998 passou a residir nos Estados Unidos onde continuou a desenvolver a sua actividade artistica, particpando de diversas exposições em New Hampshire, Texas, Nova Iorque, Viginia e Washington DC.  Actualmente reside na Virginia e trabalha na Abrakadoodle, uma empresa de educação de arte para crianças.