04-05-2010As oportunidades lusófonas Boaventura S SantosAs oportunidades lusófonas Boaventura de Sousa Santos * O espaço lusófono – uma designação ingrata que não dá conta das polifonias que circulam no interior dela e lhe dão vida e à qual, por isso, prefiro espaço dos países de língua oficial portuguesa – está a ser constituído num contexto de crescente globalização das interacções económicas, sociais, politicas e culturais. É uma forma de globalização regional que se defronta com três desafios que podem ser formulados através de três questões. Sendo certo que se confrontam hoje em dia duas formas de globalização – a globalização neoliberal, dos capitais e das imposições do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional e Organização Mundial do Comercio, por um lado, e a globalização da solidariedade, dos grupos de cidadãos em luta por um mundo mais justo e mais respeitoso das diferenças culturais, por outro -, de que lado está o espaço da lusofonia? De que oportunidades dispões este espaço nas globalizações em curso? Quais as condições para as explorar? Primeiro desafio da lusofonia Quanto ao primeiro desafio, o espaço da lusofonia tem revelado grande ambivalência. Os países hegemónicos neste espaço, Portugal e Brasil, além de se terem envolvido no passado em querelas ridículas de disputa de hegemonia, oram vêem este espaço como um mero espaço de negócios, onde são visíveis pretensões e preconceitos coloniais ou neocoloniais, ora vêem como uma oportunidade para a construção de uma comunidade transnacional solidária, apostada em afirmar no mundo uma forma própria de interculturalidade. Nas relações entre Estados tem dominado a primeira posição, enquanto entre as associações da sociedade civil tem estado muito presente a segunda. No caso dos restantes países, a ambivalência resulta de terem de ceder aos imperativos da globalização neoliberal – imperativos que em grande medida são originados fora deste espaço -, sempre que eles obstam à globalização solidária a que estes países aspiram. A paralisia da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) decorre desta ambivalência, do facto de ser um organização de estados que se diz quer promover uma forma de globalização que tem frutificado sobretudo em iniciativas da sociedade civil. Uma globalização diferente No futuro, a sobrevivência do espaço da lusofonia dependerá da posição frente à globalização que prevalecer. De facto, o espaço da lusofonia não tem qualquer viabilidade no âmbito e nos termos da globalização neoliberal. Trata-se de um espaço com quase nula capacidade de manobra nesta forma de globalização, ferreamente controlada pelos países mais desenvolvidos. Assumindo que há interesse em assegurar a viabilidade dos espaço da lusofonia – e por parte da sociedade civil, pelo menos, tal interesse existe – é necessário fazer com que prevaleça a opção pela globalização solidária. Para que isso seja possível é preciso responder aos restantes desafios que consistem em saber que oportunidades têm este espaço e que condições têm para as explorar. Sem pretensões de exaustividade, enumero as seguintes oportunidades. É o espaço com mais longa duração histórica de contactos entre culturas europeias e culturas não europeias. A longa duração permitiu que os contacto abrangessem todos os sectores da vida social e configurassem de modo substantivo as subjectividades individuais e colectivas, falamos tanto de saberes como sabores, tanto de funcionalismo público como da música e da dança. Em segundo lugar, este espaço não foi gerido por um poder colonial forte. Foi o único espaço colonial de origem europeia em que a sede do império foi por algum tempo transferida para uma das colónias. Desta debilidade advieram consequências negativas, mas também positivas. Entre estas ultimas, foram possíveis relações não coloniais na constância do colonialismo. Sem poder recorrer ao apoio do poder colonial, os colonos tiveram muitas vezes de contar apenas com as suas próprias forças, e estas consistiam frequentemente na sua capacidade de negociação com as populações locais. Realizaram-se miscigenações e misturas identitárias inimagináveis noutros impérios. Foi o único espaço colonial onde a adopção, por porte dos colonos, dos costumes e modos de vida e de religião das populações locais – o que ficou conhecido como cafrealização – foi frequente, apesar de mal vista pelas autoridades coloniais. Os processos de descolonização – até que ponto houve descolonização e não apenas fuga precipitada é debatível – ocorreram no bojo de revoluções na metrópole (a revolução liberal e a revolução de 25 de Abril) que tornaram possível a descolonização sem demasiados laços neocoloniais; Exigências políticas, culturais e educativas. Estas são as oportunidades que a nossa historia oferece ao nosso futuro como espaço regional com identidade própria nos processos da globalização. Estaremos em condições de as aproveitar produtivamente? É este o terceiro desafio e o mais exigente. Entre as exigenciais saliento as seguintes: primeira, promover a educação intercultural e pós-colonial em todos os sistemas educativos deste espaço, uma educação que faça do passado um recurso para a construção de um futuro emancipador. Sem tal educação não será possível mobilizar ps cidadãos, movimentos sociais e associações cívicas para apostar nas potencialidades deste espaço enquanto modos distinto e próprio de conceber as relações Norte/Sul; segunda, pressionar os Estados, sobretudo, Brasil e Portugal, para incluir na agenda das arenas internacionais onde têm algum peso – União Europeia ou o Grupo dos 20 – as necessidades e aspirações específicas do espaço da lusofonia; terceira, converter as universidades deste espaço em elos privilegiados de redes de investigação que envolvam investigadores de todos os países, em condições de igualdade e de respeito mútuo, quarta, criar um coordenação lusófona de cultura e música populares com o objectivo de transformar estes extraordinário manancial num património que se afirma no mundo globalizado no mesmo processo em que é apropriado pelos jovens deste espaço. Quando tal património for expressão da auto-estima dos jovens enquanto protagonista de uma cultura e de uam musica com voz própria no mundo globalizado, este ultimo reconhecê-lo-á como irredutível à massificação dominante; finalmente, transformar a língua portuguesa num instrumento de criação cultural como um conjunto de línguas em português, de que se fala Saramago. Ou a língua artesanal, plástica e fugida a gramática, como quer Mia Couto. Uma língua que admiramos por ser capaz de levar precisamente Mia Couto a perguntar” quando uma paisagem é de admirar constrói-se um admiradouro?”. * Faculdade de Economia – Centro de Estudos Sociais |