21-10-2010Intercâmbio de estudantes para o BrasilMobilidade Internacional - Brasil RESULTADOS DAS CANDIDATURAS (PDF | 270KB) Estudantes PortuguesesO intercâmbio de estudantes para o Brasil consiste na realização de um período de estudos que pode incluir estágio. O intercâmbio tem obrigatoriamente de estar abrangido por um Protocolo de Cooperação. A matrícula e o pagamento das propinas efectuados no IPS são válidos para os estudos na universidade brasileira de destino, não havendo necessidade de qualquer matrícula adicional.
Este Programa está abrangido pelo Convénio assinado entre o Instituto Politécnico de Setúbal e o Banco Santander Totta que prevê, entre outras medidas, a atribuição de bolsas de mobilidade de estudantes para o Brasil com a duração de 1 semestre. O número de bolsas e o seu valor são definidos anualmente pelo Banco.
CANDIDATURAS 2010/2011
Admissão de candidaturas Segundo o artigo 12.º do Regulamento de Mobilidade Internacional, são admitidos como candidatos os estudantes que cumulativamente preencham os seguintes requisitos:
Critérios de selecção dos candidatos Segundo o artigo 13.º do Regulamento de Mobilidade Internacional, a seriação é feita dentro de um sistema de pontos segundo os seguintes critérios:
BOLSAS DE MOBILIDADEExistem bolsas de mobilidade embora os estudantes possam participar sem bolsa. Os interessados podem candidatar-se à obtenção de uma bolsa de mobilidade devendo para isso declará-lo explicitamente na Ficha de Candidatura. As bolsas de mobilidade destinam-se a auxiliar nas despesas de viagem e de subsitência (alojamento e alimentação). A atribuição de bolsas segue os mesmos critérios que a selecção dos candidatos.As bolsas de mobilidade podem ser financiadas pelo Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades, promovido pelo Banco Santander Totta, ou pelo PAFMI (Plano de Apoio Financeiro à Mobilidade Internacional), fundo constituído pelas Escolas e Serviços da Presidência. O pagamento das bolsas é feito da seguinte forma:
|