Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


14-07-2020

O CINEMA DOS EE.UU.: FILMES MUITO BONS (Publicação sem ônus autorizada pelo autor)


O CINEMA DOS EE.UU.:

FILMES MUITO BONS

 

Guido Bilharinho

 

         A classificação dos filmes realizados nos Estados Unidos, abrangendo os muito bons, ótimos e obras-primas, prossegue no livroO Cinema dos EE.UU.: Filmes Muito Bons com o rol das películas consideradas muito boas, que, em qualquer seleção, implica em pequenas e sutis diferenças das tidas e havidas como ótimas, conforme os respectivos textos analíticos ora publicados deixam antever.

         Não se tem nesse afazer seletivo, e nem se poderia ter, a intenção e, muito menos, a pretensão de que essa e as demais listagens tenham o condão da infalibilidade, constituindo a palavra definitiva sobre o assunto, incabível em qualquer circunstância.

         Ao contrário. Toda seleção desse tipo (mesmo da usual amostragem da média de diversas opiniões), caracteriza-se pelo relativismo de suas proposições imposto pelos limites da subjetividade, cultura, informação, assistência de maior ou menor número de filmes e tutti quanti condiciona o selecionador.

         Mesmo assim, todas essas seleções compõem repertório de indicações e orientações úteis (e até mesmo necessárias) para quem se interessa pela arte cinematográfica, mormente, como é o caso, quando acompanhadas de textos analítico-judicativos que externam e apontam razões e motivos de cada escolha.

         Os referidos textos – abrangendo dramas, westerns, musicais, filmes de guerra, policiais, suspenses e terror – são extraídos de diversas obras que compõem a coleção “Ensaios de Crítica Cinematográfica”, editada em papel em Uberaba/Brasil de 1999 a 2017 e, eletronicamente, neste blog, desde setembro de 2017, compreendendo, no que tange ou se refere ao cinema estadunidense, no primeiro caso (livros físicos), O Filme de Faroeste(2001),Clássicos do Cinema Mudo(2003),A Segunda Guerra no Cinema (2005),O Filme Musical(2006),O Drama no Cinema dos Estados Unidos(2008) e oCinema de Hitchcock e Woody Allen(2017), e no segundo (livros eletrônicos),Guerras no Cinema(nov/2018),Filmes de Terror (fev/2019),Filmes de Ficção Científica(março/2019),Filmes Policiais(maio/2019),Filmes de Faroeste, Históricos, de Aventuras e Comédias (julho/2019)e Filmes dos EE.UU. dos Anos 1990(nov/2019).

         O valor, a importância e a influência do melhor cinema dos Estados Unidos, não obstante o geral convencionalismo, conquanto competente, de sua linguagem, são imensos, perenes e indiscutíveis, como se pode aquilatar nas análises e avaliações procedidas nas películas objetos dos artigos a elas referentes, compondo o livro O Cinema dos EE.UU.: Filmes Muito Bons, encontrável no blog http://guidobilharinho.blogspot.com/.