11-06-2020Sérgio Tréfaut perde parte da sua históriaRealizador não sabe do paradeiro de dezenas de livros pessoais enviados para o Brasil e que serviriam de base para trabalho.Sérgio Tréfaut é português , filho de pai português alentejano: o jornalista Miguel Esteves Cardoso e de mãe francesa.Nasceu no Brasil, em 1965, São Paulo. Miguel Azevedo14 de Maio de 2020 às 08:24 Sérgio Tréfaut, de 55 anos, encontra-se no Brasil a trabalhar em projetos de cinema e num livroFOTO: Bruno Colaço DEZENAS DE LIVROS DE VALOR AFETIVO "REUNIDOS AO LONGO DE UMA VIDA, EDIÇÕES ESGOTADAS, SUBLINHADAS E ANOTADAS" DO REALIZADOR PORTUGUÊS SÉRGIO TRÉFAUT , E QUE DEVERIAM TER CHEGADO AO BRASIL, FORAM EXTRAVIADAS PARA PARTE INCERTA PELA TRANSPORTADORA TNT, PARTE DA NORTE-AMERICANA FEDEX.
A IMPOSTURA MILIONÁRIA VERSÃO EXPRESSO Vou partilhar a minha aventura com a TNT de modo a que outros ingénuos não caiam nos mesmos enganos. Há pouco tempo tive de mandar livros de Lisboa para o Brasil. Livros necessários ao meu trabalho. Optei por uma empresa internacional, a TNT, que propõe serviços imbatíveis em rapidez e fiabilidade, por um preço elevado. Quando telefonei para agendar o levantamento, surgiu uma gravação a canalizar-me para o serviço online. Após insistência, consegui falar com uma assistente. Verifiquei que o valor proposto em atendimento telefónico era cerca de 700 euros mais elevado que o on-line. «O serviço é exatamente o mesmo e tem toda a vantagem em fazer o pedido online» disse a assistente. «Paga apenas o que o sistema indica». Obedeci. Paguei 1.608,89 euros. O site permitia a escolha do horário de levantamento, com uma hora de margem. Bastava clicar num dos horários propostos. Segui as instruções e esperei no dia do levantamento. Ninguém veio. Liguei para a TNT. Após longa espera, disseram-me que não faziam levantamentos de manhã. Mas o site indica essa possibilidade. «O site está errado, só fazemos à tarde». O levantamento teve lugar no dia 12 de Março para entrega até 26 de Março. O documento da TNT é claro: a mercadoria chega até o dia X. Duas semanas e serviço porta-a-porta. Podem imaginar o trajeto? Lisboa-Madrid-Liège-Seattle-São Paulo- Rio de Janeiro. Durante semanas, tentei seguir o extravagante paradeiro dos meus livros. Por lapso da companhia, fui recebendo mails de desculpas dirigidos a outros clientes: «A sua mercadoria chegou ao destino, lamentamos o atraso!» Mas imediatamente recebia a resposta do cliente «Ao destino? Não! Acaba de ser devolvida à procedência. Está nas minhas mãos. Não tratem mais disso, quero o reembolso». No meu caso, a situação é mais triste. Das nove caixas enviadas, chegaram seis, em estado lastimável, com duas semanas de atraso. (atraso que nada tem a ver com o coronavírus!) Uma outra caixa apareceu mais tarde. Duas caixas nunca atingiram o destino. Uma parte dos livros que reuni, sublinhei e anotei ao longo de uma vida ficou perdida para sempre graças à ineficiência da TNT. Pergunto-me quem estará a ler Jean Jacques Rosseau e Machado de Assis. É esse o serviço pelo qual paguei 1.608,89 euros? Assim funciona a TNT – hoje parte da holding americana FEDEX - uma companhia que garante serviços de primeira qualidade."
Filmografia
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