Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


23-05-2019

Chico Xadrez é a fera da cidade de Uberaba 20.10.2002


Chico Xadrez é a fera da cidade de Uberaba

 


O enxadrista difunde o nome de Uberaba no país e no exterior

Em Uberaba, quando se fala em xadrez, logo todos pensam e falam o nome de Chico Xadrez. Em sua vitoriosa carreira já foram mais de dez campeonatos vencidos. São 70 troféus conquistados ao longo dos anos, fruto de muito esforço, estudo e treinamento. Além disso, é um dos principais responsáveis pelo crescimento do número de praticantes do esporte em Uberaba, utilizando um método que ele mesmo criou e que permite ensinar as pessoas em pouco tempo. 
Trata-se do Projeto Xeque-Mate, que recebe aval da Fundação Cultural de Uberaba, no qual ele iniciou mais de 5 mil enxadristas nos mais diversos locais, como clubes, escolas, Conselho Afro-Brasileiro e Circo do Povo. A base atual funciona na Praça Carlos Gomes, onde todos os sábados ensina as pessoas a aprender as técnicas do xadrez e a jogá-lo e que qualquer pessoa pode aprender o esporte quase brincando.
Chico considera o xadrez como a representação da vida, através das peças e do tabuleiro. Entende também que possui grande significado, mostrando o contraste existente entre o bem e o mal e o frio e o calor. Enquanto isso, para ele, cada peça possui um sentido, como o cavalo que mostra a força, a rainha, o poder e o bispo, a liberdade.

 


As conquistas
Uberaba se orgulha de ter entre seus moradores, um ilustre campeão, detentor de inúmeras vitórias e títulos. Francisco Neto como é chamado em Portugal, onde já está acostumando a ganhar, ou Xico Xadrez como é conhecido aqui, tem guardado diversos troféus. São tantos, que tem que ler a identificação de cada um para lembrar qual é qual. São conquistas nos Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI), Campeonato Mineiro, Copa dos Campeões, na qual terminou em terceiro lugar e muitos outros. 
Para fundar a Liga Uberabense de Xadrez (LUX), em 1980, Luís Zago e Xico Xadrez promoveram o 1¼ Campeonato Uberabense da Liga, na sala da Biblioteca Municipal, onde atualmente funciona o setor infantil. O evento iniciou na Biblioteca e como ela não funcionava aos domingos, foi encerrado na garagem da residência de Moisés Mendes. Francisco foi o campeão.


Desafios atuais
Nos últimos tempos, uma de suas maiores façanhas foi no 1¼ Campeonato de Açores, território com governo independente de Portugal. Ele disputou a competição graças ao intercâmbio entre aquele governo e o Elos Clube, representado por sua presidente Maria Margarida de Castro, do qual participa ativamente. Nesta competição, Xico foi o campeão, vencendo inclusive o campeão local. Na Ilha de São Miguel, também participou de uma disputa simultânea contra 30 desafiantes, os melhores praticantes da localidade. Neste desafio, ganhou de outros 25 e empatou com cinco restantes, ficando invicto ao final. Também, ganhou medalhas em Loures e no Seixal. Por fim, enfrentou dois grandes mestres em Lisboa e empatou com ambos, elevando sua pontuação no ranquing da Federação Internacional de Xadrez.

 

Prepare-se para o xeque-mate

Mário Palmério

De mãe para filho

Diocesano ensina a arte do jogo

xadrez

 

   
 

xadrez