Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


22-07-2008

Revista Latitudes sobre a diáspora cabo-verdiana


18 Jun, 12:36h
Editada em Paris

REVISTA LATITUDES SOBRE A DIÁSPORA CABO-VERDIANA

Acaba de ser editada a edição n°32 da Revista Latitudes, onde a Diáspora cabo-verdiana na Europa está em destaque assim como mais um

aniversário da Independência Nacional no próximo 5 de Julho. Diversos textos e entrevistas falam da emigração em geral (a história e a situação)

Paris, 18 Junho (www.lusojornal) - Acaba de ser editada a edição n°32 da Revista Latitudes, onde a Diáspora cabo-verdiana na Europa está em destaque assim como mais umaniversário da Independência Nacional no próximo 5 de Julho. Diversos textos e entrevistas falam da emigração em geral (a história e a situação). Como se sabe, a emigração é um fenómeno que acompanhou o povo cabo-verdiano ao longo da sua história.

A semana cabo-verdiana em Paris, a culinária através dos seus poetas e compositores, o Mar e a Aventura na Memória dos cabo-verdianos, entre outros, são alguns dos artigos evocados. Várias páginas dedicadas também aos emigrantes cabo-verdianos nos países nórdicos segundo Domingos e António Barbosa da Silva, o associativismo dos cabo-verdianos em Roma, escrito por Maria de Lourdes de Jesus, ou ainda a Parceria União Europeia com Cabo Verde, com a data de 19 de Novembro de 2007, registada como um marco histórico para o país e que foi o culminar de um longo e complexo processo de negociações político-diplomáticas.

Nas últimas páginas, a Revista Latitudes expõe a actualidade cultural, com a música cabo-verdiana: Sara Tavares, Damião Mathias, Vitorino Monteiro, Antónia d’Aninha e Mário Pop.

Em ‘Expressão’ podemos ler a poesia de Cabo Verde: ‘Naufrágio’de Manuel Lopes, ‘Na Varanda de um espaço

Finito’ de Pedro Duarte, ‘Celebração da Flor’ de Nuno de Miranda, ‘Amílcar’ de Jorge Paulo da Fonseca e ‘Poema’ de Tchalé Figueira.

Em ‘Literatura’ podemos ler também: ‘Pequena Antologia de Cabo Verde’ ou uma análise de textos de autores lusófonos tais como Jorge Amado, Teresa Rita Lopes, Lobo Antunes, Miguel Sousa Tavares, Fernando Pereira Marques.

A Revista Latitudes é editada pela Associação Cahiers Lusophones e está à venda nas livrarias portuguesas, na FNAC, em associações culturais ou pode recebê-la em casa mediante assinatura.

Clara Teixeira