Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


28-03-2017

Caixa Cultural celebra os povos indígenas com mostra de cinema


Jornal do Brasil

A CAIXA Cultural do Rio de Janeiro apresenta, de 4 a 16 de abril de 2017 (terça-feira a domingo), a mostra Corpos da terra - imagens dos povos indígenas no cinema brasileiro, com a exibição de 39 filmes que traçam um panorama da relação entre os povos originários e o cinema. O projeto tem curadoria de Eric Macedo, Flora Bezerra, Gabriel Meyohas e Thiago Ortman. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Foram selecionados curtas, médias e longas-metragens que abordam diferentes aspectos da vida e da história indígena no país, dando atenção especial à relação entre os povos e a terra, seus diferentes modos de ocupação do espaço e às histórias de usurpação de seus territórios tradicionais.

As Hiper Mulheres (2011), de Leonardo Sette, será exibido nos dias 7 e 9 de abril

As Hiper Mulheres (2011), de Leonardo Sette, será exibido nos dias 7 e 9 de abril

Durante a mostra, o público poderá conferir produções cinematográficas recentes dos próprios índios, entre elas Bicicletas de Nhanderu (2011), Índio Cidadão (2014) e Karai Ha'egui Kunhã Karai 'ete: Os verdadeiros líderes espirituais (2014), além de obras fundamentais do cinema brasileiro, como Descobrimento do Brasil (1936), Idade da Terra (1980), Serras da desordem (2006), e outras mais atuais, como Martírio (2016) e Taego Ãwa (2016).

"São destacados na mostra diversos filmes realizados nos últimos anos por cineastas indígenas. Obras de extrema importância para o Brasil atual e desconhecidas pelo grande público", comenta a curadora Flora Bezerra.

Na terça-feira de abertura (4), haverá uma sessão especial, às 19h, com a exibição do filme Taego Ãwa (2016), de Marcela e Henrique Borela. Nos dias 7 e 14 de abril (sextas-feiras), as sessões de Uaka (1988) e 500 Almas (2017) terão a presença de seus respectivos diretores, Paula Gaitán e Joel Pizzini.

“Os filmes selecionados dão ao público a oportunidade de conhecer um pouco da vida cotidiana dos povos indígenas que habitam o território brasileiro. Mas demos um enfoque particular à luta desses povos pelo reconhecimento de seus territórios e às histórias de resistência às violências que seguem os atingindos quinhentos anos depois do início da colonização portuguesa”, afirma o curador Eric Macedo.

Debates:

Além da programação de filmes, serão promovidos dois debates e uma roda de bate-papo a respeito de questões sobre os povos indígenas e sua relação com a produção cinematográfica nacional. No dia 06 de abril (quinta-feira), às 19h, o debate Demarcação: Uma questão de primeira ordem reúne Eduardo Viveiros de Castro e Francineia Fontes. No dia 9 de abril (domingo), às 19h, Renata Tupinambá e Alberto Alvares discutem as diferentes maneiras como os índios foram e são retratados no cinema brasileiro no debate Olhares e construções: Indígenas nas telas.

Caixa Cultural celebra os povos indígenas com mostra de cinema

 

   
 

Caixa Cultural celebra os povos indígenas com mostra de cinema

A CAIXA Cultural do Rio de Janeiro apresenta, de 4 a 16 de abril de 2017 (terça-feira a domingo), a mostra Corpo...