Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio

 Concurso divulga a língua e cultura junto dos jovens portugueses e luso-descendentes Cerca de 30 jovens portugueses e luso-descendentes residentes no estrangeiro estão inscritos na segunda edição da iniciativa Lusavox, que pretende descobrir talentos musicais, e que este ano foi alargada a áreas como a escrita e a pintura.

Numa iniciativa da Secretaria de Estado das Comunidades, em conjunto com o portal Sapo, Valentim de Carvalho, RDP e RTP, o projecto Lusavox pretende divulgar a língua e cultura portuguesa junto dos jovens portugueses e luso-descendentes.

Dar a conhecer os talentos existentes nas comunidades portuguesas na área da música e reforçar os elos identitários portugueses na diáspora são outros dos objectivos desta iniciativa.

O secretário de Estado das Comunidades, António Braga, referiu que "as comunidades portuguesas afirmam-se, cada vez mais, como comunidades de iniciativa, ciência, arte, política, de humanismo e de tantas outras áreas que às vezes impressiona como em Portugal essa matéria passa despercebida".

"Temos nas comunidades uma 'Tocha Olímpica' valorizada em todo o mundo, mas por cá só se dá importância ao que é ligeiro. O Lusavox é também mais um passo para ultrapassar essa barreira", sublinhou.

Afirmando que o Governo tem "apostado bem em afirmar positivamente" no país os portugueses residentes no estrangeiro, António Braga disse que o Lusavox "já se revelou extremamente importante para pôr os jovens portugueses residentes no estrangeiro a cruzarem-se uns com os outros, a conhecerem-se uns aos outros e até a partilharem os vários géneros musicais".

Este ano, além da descoberta de talentos musicais, o Governo alargou a iniciativa e lançou a LusaEscrita, LusaFotos, LusaPintura e LusaVídeo.

De acordo com fonte do gabinete do secretário de Estado das Comunidades, estas novas categorias são a resposta às "sugestões feitas no ano passado pela própria comunidade".

Até ao final deste mês, todos os interessados em participar na iniciativa Lusavox devem enviar os seus trabalhos para a
página de Internet.

No início de Julho, um júri irá seleccionar os 10 temas que serão levados a um Festival a realizar no dia 2 de Agosto, com transmissão em directo na RTP.

Desse festival sairão dois vencedores: o do júri, que permitirá a gravação de um CD, e outro eleito pelo público, que receberá um prémio de 5.000 euros.

Para as categorias LusaEscrita, LusaFotos, LusaPintura e LusaVídeo, o prazo de entrega dos trabalhos vai ser alargado e será realizada mais tarde uma cerimónia para a atribuição dos prémios.

Podem concorrer a estas iniciativas jovens portugueses e luso-descendentes a residir no estrangeiro com idades entre os 18 e os 35 anos.

Na primeira edição do Lusavox, o portal www.lusavox.sapo.pt teve cerca de sete milhões de visitas.

Lusa

27-06-2008

Elos identitários através da música:Concurso divulga a língua