Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


26-03-2017

Alguns números para o fim de semana - Francisco G Amorim


 

Não é para pensar. Só para ver!

 

A)- Brasil, segundo os “fóruns internacionais este é  o4º país mais corrupto do mundo! Devem ter esquecido da Guiné Equatorial, Angola, Rússia e Coreia do Norte, Sudão, e tantos outros, incluindo Cuba, mas não esqueceram da Venezuela.

 

B)- Também é o país mais religioso do mundo: só entre 2010 e 2016 foram registradas mais de 55.000 “igrejas”! Uma delas tem o simpático nome de Associação Missionária da Boneka!

É um magnífico negócio, porque não paga imposto de cólidadenenhuma, não precisa declarar proventos ao Fisco, não tem inspetores de saúde, trabalhista... nada.  A IURG continua a ser a campeã de arrecadação. Tanta devoção e nenhum milagre! Mas muito avião a jato, mansões, Ferrari e outros pequenos milagres operados pelos babacas.

 

C)- Mais de 50% dos congressistas – senadores e deputados federais – têm processos a correr na justiça por corrupção, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e outras simpáticas atitudes, como assassinatos, mas são os que continuam a criar leis para ver se se safam da cadeia. Isto é, a correr na justiça... não estão os processos, porque quando não metade dessa corja já estaria presa. Estão na justiça... estacionados!

Há até garotão há cerca de oito anos condenado a oito anos de cadeia, FIRME (?!?!) que não só não foi preso como se elegeu deputado e agora vai concorrer a governador dum estado... de sítio, lá pela Amazonas! Se calhar vai ser eleito. Como já sabe roubar, vai ser uma alegria.

 

D)- 80% dos radares de trânsito da cidade do Rio de Janeiro estão desligados. Porque? São propriedade de instituições privadas que prestam esse serviço, mas a Prefeitura não lhes paga e eles desligam! De qualquer modo, e “nunca fiando” os motoristas ainda abrandam!

 

E)- É verdade, e o PIB? Ah! Segundo os altos crâneos, o PIB em 2017 deve ficar em -0,7, negativo, não, aliás, em 1,6 positivo, não, em 0,2 positivo, e em cada semana o seu inconfundível e inegável e aprofundado estudo da economia, vareia!

Para 2018, os palpites continuam: 2,6. Não, talvez, 3,1, melhor, 2,3, etc. Como em 2015 e 2016 o PIB recuou cerca de 8 a 9 %, bota-lhe anos em cima para voltarmos aos tempos dourados de... 1%!

 

F)- Desemprego. Em pleno. Só 12% - oficial – de desempregados, fora os que vivem SEMPRE de quebra-galho e nem procuram trabalho, são já mais de 12.000.000 – doze milhões – pendurados numa Segurança Social... falida.

Segundo estudos (bem feitos?) se o governo não fizer uma completa reforma da segurança social, que continua encrencada nas assembleias de bandidos, calcula-se que daqui a uns 10 – dez – anos não haverá mais dinheiro para pagar. A ninguém.

 

G)- Mas este é o país do futuro. Futuro daqui a quantos anos? Espera-se para breve um meteoro, como o que acabou com os dinossauros, que venha resolver o problema.

Padim Pade Ciço mandou dizer que não vai fazer mais milagres.

 

De vez.

 

26/03/2017

 

f.g.amorim

 

   
 

f.g.amorim

Alguns números Para o fim de semana Não é para pensar. Só para ver! A)- Brasil, segundo os “fóruns i...