Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


29-06-2008

Raul de Tauney lança em Lisboa "Meu Brasil Angolano"


Raul de Taunay, embaixador do Brasil no Zimbabué, apresenta hoje em Lisboa "Meu Brasil Angolano", livro em que o diplomata relata, na terceira pessoa, a sua segunda missão junto da representação diplomática brasileira em Luanda (1992).

Escrito em 1995 e agora publicado em Portugal por iniciativa da Editora Prefácio,"Meu Brasil Angolano", foi lançado durante a Feira do Livro de Lisboa, e hoje será apresentado com a presença do autor em evento promovido pela Missão Permanente do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
"Este livro é um contributo para a parceria que une Portugal ao universo afro-brasileiro. Temos de fazer um grande bloco de países de expressão portuguesa. É muito importante neste momento de globalização", afirma Taunay, que visita pela primeira vez Portugal.

Licenciado em Direito pela Universidade Católica do Rio de Janeiro, Raul de Taunay graduou-se no Instituto Rio-Branco, do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, em 1974. Além de "Meu Brasil Angolano", tem publicados "A Invasão da Amazónia" (2007), "Meu Canto Aberto" (1993), e "Opressiva Inconstância da Felicidade" (1985), entre outras obras, numa carreira literária paralela iniciada em 1972. Em 2005, foi homenageado pela Academia Brasileira de Letras, por mérito cultural.

O evento terá lugar hoje, pelas 18h30, no Espaço Machado de Assis, Tivoli Forum, Av. da Liberdade, nº 180A - 10º Piso, em Lisboa.

Leia mais no Jornal de Notícias