Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


21-09-2016

EXPOSIÇÃO - UMA HISTÓRIA DE DUAS CIDADES – LISBOA E EDIMBURGO


25 de junho

 a 22 de dezembro, Museu de Lisboa ,Torreão Poente *

 

 

É extraordinariamente interessante como redescobrimos o passado e o presente da nossa própria cidade quando o comparamos com outras, permitindo a intromissão de olhares exteriores sobre os nossos valores e histórias. 

Uma história de duas cidades – Lisboa e Edimburgo, exposição desenvolvida em parceria pelo Museu de Lisboa com a Nomad Exibitions e a Historic Environment Scotland, olha Lisboa e Edimburgo e traça as linhas que aproximam as duas cidades. Esta é uma exposição que dá início a uma linha de trabalho de dimensão internacional do Museu de Lisboa: um trabalho desenvolvido em parceria com outras instituições e um trabalho que se pretende que tenha ao centro o olhar a cidade de Lisboa em contraponto com outras cidades.

Lisboa e Edimburgo têm uma longa e muito rica história. A exposição que se preparou para o núcleo Torreão Poente do Museu de Lisboa apresenta perspetivas comparativas sobre o passado e o presente das duas cidades, desde a sua origem até aos nossos dias, incluindo algumas semelhanças muito surpreendentes. Estas duas cidades, para além das afinidades previsíveis entre duas cidades que são ocidentais e europeias no que diz respeito ao desenvolvimento urbanístico e social, têm outras muito curiosas relações que são nesta exposição desvendadas.

São obras de arte, assim como outros objetos patrimoniais e diverso material de arquivo que, juntamente com conteúdos digitais e fílmicos, nesta exposição demonstram como as duas cidades foram mudando através dos séculos, reagindo à geografia, aos desastres naturais e aos anseios e necessidades das populações que nela vivem, trabalham, confraternizam e aprendem. 

É extraordinariamente interessante redescobrir o passado e o presente da nossa própria cidade quando os comparamos com outras, quando permitimos que olhares exteriores recaiam sobre os nossos valores e histórias, quando cruzamos olhares. 

O Museu de Lisboa é um museu polinucleado, no qual Lisboa e as suas histórias se revelam sob diferentes perspetivas. São cinco os núcleos do Museu de Lisboa: Palácio Pimenta, Teatro Romano, Santo António, Torreão Poente e Casa dos Bicos. Cinco espaços distintos, com valências e objetivos complementares, que partilham uma missão, uma identidade e uma nova imagem. O propósito é o de revelar Lisboa de diferentes formas, para dar a conhecer a riqueza de uma das cidades mais antigas da Europa.

 

*torreao_poente_banner.png

Torreão Poente :o  Edifício é parte integrante do conjunto edificado da Praça do Comércio, concebido após o Terramoto de 1755, sensivelmente na mesma área do anterior Terreiro do Paço.O Torreão Poente localiza-se sensivelmente no local onde existiu antes do Terramoto o Paço da Ribeira. É um espaço dedicado a exposições temporárias de média duração, de temáticas diversas relacionadas com a história e o presente de Lisboa.

 

 

http://www.museudelisboa.pt/exposicoes-actividades/detalhe/news/uma-historia-de-duas-cidades-lisboa-e-edimburgo/