Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


28-07-2006

Língua portuguesa na Ásia


Em Agosto de 2000, o Conselho Nacional do CNRT decidiu adoptar o Português como língua oficial de Timor-Leste, deliberação que elevaria para oito o número de estados de língua oficial portuguesa em quatro continentes.

Tratou-se de uma decisão estratégica plena de simbolismo (6), confirmada pelo governo saído das primeiras eleições livres realizadas no território, o que permitiu à CPLP passar a contar com um país membro no continente asiático.

A criação de um estado de língua oficial portuguesa na Ásia favorecerá a aprendizagem do Português em diversos países do continente, fenómeno que já se está a verificar, por exemplo, na Indonésia, nas Filipinas e no Vietname, registando-se, paralelamente, um crescimento do número de estudantes no Japão, na China e na Coreia do Sul. Estimulará, também, o interesse pela nossa língua em Goa, Damão e Diu (antigas possessões portuguesas da Índia), Malaca (Malásia) e Região Administrativa Especial de Macau (China), regiões onde alguns segmentos da população falam Português ou crioulos de base lexical portuguesa.

O desenvolvimento das relações económicas e culturais associado à presença de comunidades portuguesas importantes criou condições favoráveis para a expansão do ensino da Língua Portuguesa quer na União Europeia quer na América do Norte. Em diversos países da Europa Central e de Leste verifica-se um significativo surto de aprendizagem do Português, designadamente no ensino secundário.

FONTE: Universidade de Helsínquia, Departamento de Línguas Românicas, Faculdade de Humanidades