04-03-2008 Rui Jorge Semedo, autor guineense
DESIGUALDADES E INDIFERENÇAS DO BRASIL SÃO TEMAS DE LIVRO LANÇADO EM SÃO CARLOS, Grêmio Recreativo Flor de Maio, dezembro de 2007.
"Retrato" , do autor guineense Rui Jorge Semedo,é uma obra que traz um olhar sobre as belezas de diferenças dos diversos Brasis de nosso País. Ele é formado em Ciências Sociais pela Universidade de Roraima e atualmente faz mestrado na área de Ciências Políticas da UFSCar. O livro é o resultado de mais de quatro anos de convivência acadêmica e social no Brasil. De nacionalidade guineense, Rui Jorge retrata em suas poesias as maravilhas e problemas de sua terra natal. Ao falar da Guiné-Bissau, é no crioulo, sua língua materna, que o autor encontra o eu poético para expressar a saudade e o espaço repousante para que sua mente possa observar a genealogia perversa da realidade. Os textos do "Retrato" falam, sobretudo, das belezas, desigualdades e indiferenças dos Brasis. A obra retrata a desumanização do valor da vida, causada pela inquietação do mundo.
RUI JORGE SEMEDO
RETRATO - Livro de poesia publicado em Dezembro de 2007
Saudades
A saudade da minha Guiné Repousa no meu ser Saudades da terra que me viu nascer, crescer E abraçar a vida com os versos da poesia A saudade vive me perseguindo Nos meus sonhos Nas minhas caminhadas Nos meus olhares E na minha solidão O mundo que me rodeia Já não é aquele que me viu nascer Sol, chuva e areia, já não são os mesmos Saudades do meu bairro Crianças de pés descalços Calções rotos, jogam a bola Ruas sem nomes Noites iluminadas Pela infinita escuridão Sabedoria dos velhos Em volta da fogueira O dom da vida... Saudades dos homens do campo Das mulheres videiras de manga e caju Do litoral e das canoas que por lá navegam Saudades, saudades, saudades Sempre tenho comigo Di djantá di nó kaça..
In Retrato
Fontes: www.didinho.org/APOESIADERUIJORGESEMEDO.htm www.maxpressnet.com.br/noticia-boxsa.asp?TIPO=CE&SQINF=296423
|