14-12-2016 De Lisboa a Pádua, Gonçalo Cadilhe segue - Nos Passos de Santo António
07 de dezembro de 2016 às 13:00Comece por ouvir aqui»»» https://soundcloud.com/user-714396009/goncalo-cadilhe-1 a conversa, interessantíssima, do autor do livro "Nos Passos de Santo António", GONCALO CADILHE by Redacção , uma história que nos leva a 8 séculos atrás. Dá vontade de ler o livro e conhecer o percurso do Santo António que viajou muito, de Lisboa(Portugal), Norte de África , Pádua(Itália), na época em que Portugal nasceu. "Santo António é um dos maiores viajantes de Portugal, ao nível de Fernão Mendes Pinto e Pêro Covilhã".
A afirmação é de Gonçalo Cadilhe, o viajante - escritor que acaba de lançar "Nos Passos de Santo António - Uma Viagem Medieval", um livro "que não é um olhar de um devoto mas sim de um viajante que faz a mesma viagem de há 800 anos".
A viagem começa em Lisboa e termina em Pádua. Entre as duas cidades são feitas muitas paragens e revelações históricas sobre a vida de Santo Antonio durante a época medieval.
O Santo português viajou durante os últimos dez anos de vida numa época em que as estradas tinham desaparecido, o sistema cambial ainda não fora inventado e os mapas não existiam.
8 séculos depois, os caminhos já são mais fáceis de percorrer. As cidades continuam "muito interessantes a nível turístico e qualquer português deve conhecer pois não se vai arrepender". Gonçalo Cadilhe adianta que este livro tem "a coincidência feliz de mostrar que estas cidades continuam com um património muito rico".
"Nos Passos de Santo António" há episódios que ficam na história de vida de Gonçalo Cadilhe. É o caso de uma visita a um Suk em Argel. Foi lá que conheceu Sid Ali, um argelino que tinha como passatempo pesquisar a música que se tocava na Península Ibérica durante o século XIII, precisamente a altura da viagem de Santo António. Coincidências que marcam "Nos Passos de Santo António" de Gonçalo Cadilhe.
|