Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


15-05-2004

Notas históricas sobre o Triangulo Mineiro


Por Eduarda Fagundes Nunes, Médica e Estudiosa da História

Leitura sobre a história da formação social da região do Triângulo Mineiro, descreve uma sociedade inicialmente fundada à custa do sertanismo de apresamento e aculturação indígena.

A Coroa portuguesa em 1611 já tinha uma " lei sobre a liberdade do gentio da terra e a guerra que se pode lhe fazer ", em que declarava livres os índios, mas permitia a sua captura e escravização nas guerras" justas". Essa " brecha" legal estimulava os fazendeiros e armadores paulistas a organizarem expedições em áreas cada vez mais interioranas em busca da força de trabalho para suas empreitadas, situação que gerou disputas com os jesuítas pelo controle dos índios.

Chegados desde as primeiras tentativas de ocupação do território, os jesuítas haviam criado , sob a inspiração Papal e patrocinado pela Coroa portuguesa, um sistema de tutelamento ( o aldeamento ) onde uma parte da população ameríndia era aos poucos catequizada e sedentarizada . A s dificuldades de mão-de-obra e as querelas entre os colonos e os padres levaram a regulamentação ,através das cartas régias(de1696), do trabalho indígena, onde os ameríndios podiam ser contratados para executar trabalhos pagos ( irrisoriamente) ao diretores dos aldeamentos. Era comum também o sertanista solicitar aos jesuítas ou à Câmara de São Paulo ( Padroado Real) certo número de gentios para compor expedições sertanistas. Essas reduções eram em geral dirigidas por um funcionário ou um religioso a quem o cacique ou o principal(chefe) estava subordinado e que tinha a função de escolher os índios cedidos pelo aldeamento.

Em 1727 a Capitania de São Paulo tinha seus aldeamentos sob a ordem de um Protetor de índios ( jesuíta) e um procurador secular , subordinado ao primeiro. Nessa época os paulistas criaram novos núcleos colôniais em torno das jazidas de ouro descobertas nas Minas Gerais, Cuiabá e Goiás . Os aldeamentos que marginavam as estradas abertas pelos sertanistas Bartolomeu Bueno da Silva( o Anhanguera) e João Leite da Silva Ortiz deram origem aos primeiros núcleos rurais do Triângulo Mineiro.

Dados e Ref. Bibliográfica; A OESTE DAS MINAS ( Luis Augusto Bustamante Lourenço)
Inst. de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia