09-11-2015 Proteção dos mananciais do Brasil é preocupante, avalia pesquisador
Segundo doutor em Ciências Biológicas, Fábio Olmos, Brasil precisa de mais unidades de conservação para garantir a produção de água
Recuperação de nascentes no interior de São Paulo
Na avaliação do doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Fábio Olmos, o nível de proteção dos mananciais brasileiros não está em boa situação. Ele explica que a falta de proteção das áreas de mananciais leva à poluição, ao desmatamento, ao comprometimento da água, a rios assoreados, e às nascentes mais vulneráveis às secas, o que gera a insegurança hídrica e também aumentam o custo do tratamento da água.
"Temos muita legislação, mas pouca aplicação da mesma. Isso ficou bem claro com a revisão do Cófigo Florestal que aceitou o fato de que muitas áreas deveriam ser protegidas e não foram. Só que isso acaba comprometendo seriamente os mananciais que abastecem não só as cidades, mas a hidrelétricas também", disse Fábio Olmos, ao Revista Brasil.
Ele alerta que as principais áreas de abastecimento de grandes regiões metropolitanas estão sendo destruídas, afetando a produção de água. "Para garantir a disponibilidade e a qualidade da água, é necessário que as áreas de mananciais sejam preservadas, incluindo aí as matas ciliares, vegetação das margens dos rios e as encostas", ressaltou o professor.
Segundo Fábio, manejos agrícolas inadequados também compromete os mananciais. "Na Mantiqueira, os proprietários que conservaram suas matas não viram as suas nascentes secarem. Um dos grandes problemas que temos é como convencer quem planta capim para criar vaca magra a plantar árvore para produzir água de boa qualidade", disse.
Clique no player acima e ouça a entrevista.
O Revista Brasil é uma produção das Rádios EBC e vai ao ar, de segunda a sábado, às 8h, na Rádio Nacional AM Brasília. A apresentação é de Valter Lima.
http://radios.ebc.com.br/revista-brasil/edicao/2015-06/protecao-dos-mananciais-do-brasil-e-preocupante-avalia-pesquisador
|