Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


13-10-2005

Escritora brasileira Lygia Fagundes Telles recebe Prêmio Camões


Porto - O Prémio Camões 2005 é esta quinta-feira entregue à escritora brasileira Lygia Fagundes Telles, numa sessão solene a decorrer, pelas 16h00, na Fundação de Serralves, no Porto, por ocasião da VIII Cimeira Luso-Brasileira.

A cerimónia será presidida pelos Presidentes da República de Portugal e do Brasil, Jorge Sampaio e Lula da Silva, respectivamente, e contará com a presença dos ministros da Cultura dos dois países, Isabel Pires de Lima e Gilberto Gil.

Instituído em 1988 pelos governos de Portugal e do Brasil, o Prémio Camões é o maior galardão literário dedicado à literatura em língua portuguesa. Anualmente consagra um autor de língua portuguesa que, pelo valor intrínseco da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural do idioma comum.

O júri, representativo de todos os países de língua oficial portuguesa, reúne alternadamente em Portugal e no Brasil, e é constituído por personalidades de prestígio no campo literário. Desde 2002 o valor pecuniário do galardão, assegurado equitativamente por Portugal e pelo Brasil, passou a ser de cem mil euros, o dobro do montante inicialmente acordado.

O júri desta 17/a edição do Prémio Camões foi constituído por Agustina Bessa-Luís (galardoada em 2004) e Vasco Graça Moura, pela parte portuguesa; por António Carlos Secchin e Ivan Junqueira, pela parte brasileira; e pelos escritores Germano de Almeida (Cabo Verde) e José Eduardo Agualusa (Angola), pela parte africana.

PNN Portuguese News Network ©