Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


27-09-2015

Um século de fotografia da África Ocidental DR


DR

Metropolitan Museum juntou mais de 80 retratos, tirados entre 1870 e 1970 em África por anónimos e profissionais.

A tradição da fotografia de retrato na África Ocidental está em exposição no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, Estados Unidos da América a partir de hoje e até 3 de Janeiro.

Do Mali, Camarões e Gabão, são mais de 80 imagens tiradas entre 1870 e 1970, dentro e fora de estúdios, que revelam cem anos da arte do retrato fotográfico feito por anónimos e profissionais africanos reconhecidos como Seydou Keita, JD ‘ Okhai Ojeikere e Samuel Fosso, revela oThe Guardian.

As fotografias expostas são provenientes do Arquivo Visual do museu e mostram como “estes fotógrafos exploraram as possibilidades do seu medium, desenvolvimento um vocabulário estético rico através de atraentes auto-retratos, imagens encenadas com fundos pintados ou paisagens abertas e fotos casuais de momentos de lazer”, escreve o museu.

O Met, como é conhecido, é um dos maiores e mais importantes museus do mundo. Possui mais de dois milhões de obras de arte que abrangem 5.000 anos de história e recebe mais de cinco milhões de visitantes por ano.