Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


18-09-2015

XI Congresso dos Lusitanistas da Alemanha 16-19.09.15 (R)evoluções e transformações O mundo lusófono em movimento


 (R)evoluções e transformações

O mundo lusófono em movimento

O tema geral do XI Congresso dos Lusitanistas da Alemanha, em Aachen entre os dias 16 e 19 de setembro de 2015, relaciona-se com as grandes mudanças políticas que marcaram Portugal, Brasil e África e os aspetos sociais, culturais e linguísticos que essas mudanças trouxeram: os mais de quarenta anos da Revolução dos Cravos (1974), os quarenta anos da independência de Angola (1975), os trinta anos do fim do regime militar no Brasil (1985) e a nova posição do país como líder mundial latino-americano. Isso implica também novas relações entre as nações de língua portuguesa e têm por consequência novas perspetivas e tarefas no que diz respeito ao ensino e à pesquisa nas nossas áreas de atuação.

As propostas das secções devem tratar de aspetos linguísticos, literários, culturais e didáticos que se relacionem com o tema geral.

Além dos trabalhos académicos, será oferecido em Aachen um rico programa cultural e social. O premiado autor brasileiro Milton Hatoum fará uma leitura pública com moderação de Karin Schweder-Schreiner. Henrique Barroso (Braga), Ana Mafalda Leite (Moçambique/Lisboa) e Luiz Costa Lima (Rio de Janeiro) apresentarão conferências plenárias. A Cerimónia de entrega do Prémio Georg-Rudolf-Lind será na histórica Krönungssaal - Sala de Coroação da Câmara Municipal de Aachen, onde tradicionalmente se entrega o prémio Carlos Magno. Na ocasião, haverá também uma comunicação plenária do tradutor Michael Kegler. Estarão também patentes as exposições “O Brasil mágico” de Pierre-Marc de Biasi na igreja Citykirche St. Nikolaus, “O valor da língua portuguesa” e “O legado de Dieter Woll” no Instituto de Filologia Românica. No centro da cidade encontra-se também a célebre Catedral de Aachen onde repousam os restos mortais de Carlos Magno, falecido em 814, cujo jubileu dos 1200 anos se comemora.

A Lusitanística de Aachen tem estabelecido inúmeras cooperações interdisciplinares para fomentar o desenvolvimento de seus estudos em língua portuguesa, embora não conte ainda com o bacharelado em português. Na área de estudos literários comparados conta com pesquisadores e docentes. Uma das principais linhas de pesquisa do departamento são os estudos comparados das literaturas africanas nas línguas francesa e portuguesa, em estreita colaboração com o Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo.

Com o Congresso de Lusitanistas da Alemanha esperamos intensificar os estudos interdisciplinares da RWTH - Universidade Técnica de Aachen, assim como expandir o interesse pelo idioma e cultura dos países de língua portuguesa e contribuir para o aumento do número de estudantes interessados na área, em particular na nossa região fronteiriça, a Benelux.

Ficamos muito contentes com a sua vinda a Aachen para o XI Congresso Alemão de Lusitanistas, com a certeza das inúmeras trocas de conhecimentos internacionais e culturais que o encontro irá proporcionar, em particular em Aachen, cidade entre três países, plena de relações multiculturais.

Veja,mais ,sobre a Associação Internacional de Lusitanistas na Plataforma 9   http://www.lusitanistasail.org/

http://www.lusitanistentag2015.rwth-aachen.de/pt/congresso/tema-geral/