Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


30-07-2017

Venezuela vai hoje a votos


 

 

Venezuelanos elegem hoje os 545 deputados da Assembleia Nacional Constituinte.

 

A Venezuela vai, este domingo, a votos para eleger a nova Assembleia Nacional Constituinte (ANC), o órgão que vai ser responsável por elaborar uma nova Constituição. Ao todo há 20 milhões de recenseados, no entanto, espera-se uma adesão muito fraca, já que a grande maioria da oposição já afirmou que não irá deslocar-se às urnas como forma de protesto.

Para Nicolás Maduro a ANC é a forma de repor a ordem democrática e  “criar uma nova ordem legal”. No entanto, os partidos criticam o Presidente e acusam-no de se querer perpetuar no poder e desfazer a Assembleia Nacional, onde Maduro está em minoria. Por norma, a ANC tem uma data de início e final, no entanto, Maduro apenas disse quando será eleita, o que faz aumentar as suspeitas de que pretenda acabar com a Assembleia Nacional e passar os poderes para o novo órgão.

Desde o agudizar das manifestações, a 1 de abril, mais de cem pessoas já perderam a vida em todo o país na sequência dos intensos protestos que todos os dias inundam as ruas da Venezuela.

 

Venezuela vai hoje a votos

 

   
 

Venezuela vai hoje a votos

Venezuelanos elegem hoje os 545 deputados da Assembleia Nacional Constituinte.