01-03-2007Religiões Afro Brasileiras III Nádia S ChaiaNádia Sidewi Chaia Esta a 3 ª parte do estudo de Nádia sobre as religiões afro-brasileiras. A umbanda no Brasil, embora tendo como pilar os cultos e ritos trazidos pelos bantu, adota nomes e saudações yorubanas para suas “divindades”; os cânticos (pontos) são em português, mesclados de palavras em quimbundu/quicongo e yorubá,. Nos pontos de caboclo não raro encontram-se vocábulos de origem tupi/guaraní. Zâmbi (Nzambi)
Anjo da guarda Todas as pessoas têm o seu anjo da guarda e cada médium reverencia e cuida do seu com atenção. Nos terreiros tradicionais mais antigos, no início da sessão as luzes são reduzidas e, na penumbra, cantam pedindo a ajuda dos anjos para que tudo corra bem nos “trabalhos”. “Senhor do Mundo, Oxalá Divindade yorubana, o pai de todos, senhor do perdão. Sincretizado com o Senhor do Bonfim e, por ser filho de Olorum ( Deus criador yorubano), é também sincretizado com Jesus Cristo. “Oxalá meu Pai
Oxóssi ( divindade da caça entre os yorubanos) É na linha de Oxóssi, sincretizado com São Sebastião, que incorporam os caboclos de pena. Gostam de vinho e charutos. Os boiadeiros têm linha e cânticos próprios. “Mano meu, mano meu
Ogum (divindade yorubana – senhor da guerra ) É na linha de Ogum, sincretizado com São Jorge, que incorporam os guerreiros, os vencedores de demanda, aqueles que cortam o mal. Apresentam-se com nomes tais como Ogum Beira Mar, Ogum Rompe Mato, Ogum Megê, Ogum Sete Ondas, Ogum Sete Marolas, e assim por diante. Gostam de cerveja e de charutos. Ogum cavaleiro do céu, Xangô (divindade yorubana – promotor da justiça) Na linha de Xangô, sincretizado com São Jerônimo e/ou São João Batista, dependendo de como se apresentam, incorporam espíritos solitários que, em geral, ou não falam ou falam muito pouco. Gostam de cerveja preta e de charutos. Eu vi meu Pai Xangô Retirado do grupo de diálogos : br.groups.yahoo.com/group/dialogos_lusofonos/ |