Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


03-06-2015

Ligações MigraMundo


Ligações  

Sua sugestão de novas ligações será bem vinda. 

Lembre-se que Lusofonia é diálogo e encontro!

MigraMundo  http://migramundo.com/

Árvore na praça Kantuta, em São Paulo. Migrantes são parte da sociedade e não devem ficar à parte dela. Crédito: Rodrigo Borges Delfim

Árvore na praça Kantuta, São Paulo. Migrantes são parte da sociedade e não devem ficar à parte dela.Crédito: Rodrigo Borges Delfim

No ar desde 3 de outubro de 2012, o MigraMundo pretende ser um espaço para abordar e debater as múltiplas facetas que permeiam as migrações no Brasil e no mundo. O blog contém tanto notícias e relatos sobre problemas vividos pelos migrantes dentro e fora do país como avanços e reconhecimentos obtidos na questão migratória.

O ponto central do MigraMundo é o de entender e defender a migração como um direito humano, exercido desde os primórdios da humanidade e que se torna ainda mais intenso, dinâmico e complexo com o avanço da globalização. No entanto, esse conceito é prejudicado por uma visão ainda dominante no mundo (e também no Brasil) de que o migrante é um ser estranho, que busca apenas benefício próprio – e que muitas vezes é apontado injustamente como vilão social em momentos de crise econômica.

Associadas em princípio a eventos históricos, as migrações na verdade são um tema muito mais dinâmico, atual e complexo, de grande importância nas relações internacionais, ciências sociais em geral – e ainda geram demandas a serem atendidas pelos administradores e legisladores públicos junto à sociedade.

As comunidades migrantes são verdadeiros agentes de transformação das sociedades – inclusive da brasileira, bastando apenas uma olhada mais atenta nos diversos exemplos que a história e o contexto atual apresentam. Logo, os migrantes já contribuíram e têm muito a contribuir com o país, seja econômica, politica ou culturalmente. E como agentes transformadores e de fato integrantes da sociedade, também possuem reivindicações como a revisão da arcaica legislação migratória brasileira e o direito a voto.

Por outro lado, os próprios migrantes também sofrem com a falta de informação sobre os direitos que possuem, além da dificuldade de entender os trâmites burocráticos nem sempre claros aos quais são submetidos aqui.

Também não podem ser esquecidos os brasileiros que vivem no exterior, uma outra faceta importante da sociedade que, mesmo expatriada, também pode contribuir e muito para o Brasil e suas relações com o restante do mundo. Mas assim como os migrantes que aqui vivem, também precisa ser ouvida, noticiada e compreendida.

Por estes e outros fatores, tornam-se necessários espaços destinados a acompanhar de perto essa realidade tão dinâmica, que cada vez mais joga por terra o paradigma das migrações como um tema meramente histórico, mas sim como algo extremamente atual e necessário ser reconhecido, debatido e compreendido. 

O blog MigraMundo pretende ser um deles.

Pode também acompanhar o MigraMundo pela página no Facebook e seguindo o perfil do blog no Twitter

E-mail: blogmigramundo@gmail.com

Twitter: https://twitter.com/blogmigramundo

Facebook: https://www.facebook.com/pages/MigraMundo/423076724413055

Responsável pelo blog:Rodrigo Borges Delfim
E-mail: rodrigobdelfim@gmail.com
Skype: rodrigobdelfim1

 http://migramundo.com/