29-04-2016Congresso de Cibercultura Universidade do Minho,13-14.10. 2016Chamada para comunicações |
Está aberto desde hoje e até 22 de maio de 2016 o período para a receção de comunicações a apresentar no Congresso de Cibercultura: Circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento, que decorrerá no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em Braga, entre 13 e 14 de outubro de 2016. Esta reunião científica decorre de uma parceria entre o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho e o Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho, uma iniciativa que integra as comemorações dos 40 anos do ILCH.
A cibercultura contempla hoje áreas tão diversas quanto as artes, a política, a economia e as ciências, entre outras, impregnando os mais ínfimos processos sociais e culturais, desde o pensamento às práticas do quotidiano. De um modo abrangente, a cibercultura inscreve-se hoje num mundo globalizado que, para além de multicultural, revela-se intercultural e transcultural. Um tal processo ocorre através de redes de informação e de conhecimento que são acionadas por instituições, organizações, ONGs, associações e comunidades. Estas entidades sociais visam produzir e disseminar, no espaço público, uma pluralidade de conteúdos e práticas multiculturais, assim como procuram interligá-los entre si numa configuração de interculturas.
Pretende-se proporcionar um espaço de reflexão sobre o impacto da cibercultura no quotidiano através de apresentação de comunicações de investigadores, docentes, estudantes ou comunidade em geral sobre as transformações de uma rede global/local de circum-navegação no conhecimento. Uma tal rede constitui, por sua vez, uma nova cartografia sobre a qual importa refletir.
Consulte o site do congresso: www.cibercultura2016.net
Para submeter o resumo:
Para consultar o texto completo da chamada para comunicações:
Contacto da organização: +253 60 17 51 | info.cibercultura2016@gmail.com
Prof. Manuel Curado Universidade do Minho
|