Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


27-07-2000

Margarida fala de sertões, resgata Euclides Por Xico Xadrez


Maria Margarida de Castro, presidente do Elos Clube de Uberaba, é uma das atrações da 88ª Semana Euclidiana.

A Semana Euclidiana ocorre anualmente em São José do Rio Pardo e é um momento de celebração em que os amantes da língua portuguesa e, em especial, da obra de Euclides da Cunha confraternizam-se e debatem os grandes temas da atualidade. A Semana Euclidiana será naquela aprazível cidade de São Paulo, onde Euclides da Cunha escreveu "Os Sertões" e marcou de forma indelével a literatura brasileira.

O trabalho de Maria Margarida hoje é reconhecido pelos mais de 200 milhões que falam a língua portuguesa em torno do mundo. Seja em Timor Leste, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique, nos diversos estados do Brasil e nas comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo, seu trabalho é pertinente e ressoa em todos os recantos, que se dedicam a difusão da causa e dos ideais lusófonos no mundo.

Para Maria Margarida de Castro, a obra de Euclides da Cunha, em especial seu trabalho de denúncia inclemente que o afamado escritor fez das atrocidades que ocorreram em Canudos impressiona bastante e é amostra evidente da frase de Fernando Pessoa: "a nossa pátria é a língua portuguesa". Desde o berço, há murmúrios, há sonetos, há suspiros...

Por isto, devemos cultuar os ideais lusófonos. Seja ao ouvir uma ópera de Angola, um rock de Macau, um fado de Coimbra ou Montecastelo, de Renato Russo. Tudo isto é uma lição que se aprende " sem fadigar a esperança". Seja Camões, Cecília Meireles, Machado, Pessoa, Euclides, Mia Couto. Tudo diz bastante, "à luz da eternidade". E, tudo isto rompe novos planos e não podemos silenciar sobre o que vai acontecer.

E, Euclides da Cunha é um exemplo dignificante para nós, que cultuamos a herança lusitana. Em suas mãos, o regionalismo adquire grande significado. Em sua pena, crescem expectativas, avultam horizontes. Um homem cheio de paixões , chegando ser registrado na minissérie da Rede Globo, estrelada pela diva Vera Fischer.

E o que dizer de Margarida? E o que falar da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa? Que eles não nos abandonem. E, nos fitem de forma poente. E, nos tragam sua juventude. A mesma juventude de Mia Couto. A mesma energia de Xanana Gusmão. E, aqui tão longe de masmorras que apodrecem, na Semana Euclidiana, Maria Margarida de Castro, engenheira agrônoma, comunicadora, coordenadora de programa lusófono, ativista cultural, fala na 88ª Semana Euclidiana, em São José do Rio Pardo, estado de São Paulo, país Brasil, numa verdadeira maratona, onde se ama, onde se deseja, onde se espera, onde se cultua a memória de um jornalista-escritor, por quem as estrelas se tornam mais claras quando chega a noite: Euclides da Cunha.