Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


09-08-2014

A CONFRARIA CABANAGEM, NOVO ROMANCE DE RAY CUNHA


O lendário jornalista da Amazônia, Lúcio Flávio Pinto, vira personagem em novo romance de Ray Cunha
Por MARCELO LARROYED*
BRASÍLIA, 9 DE AGOSTO DE 2014 – O senador Fonteles, conhecedor da Amazônia profunda e ciente de que a tragédia do Trópico Úmido é a mentalidade do colonizado, tornou-se a esperança de todos que querem tirar da Idade Média o Pará, concorrendo ao governo contra o ex-governador Jarbas Barata, que domina o estado. Porém, uma organização clandestina, a Confraria Cabanagem, que luta pela democracia e o desenvolvimento do Pará, detecta uma conspiração para assassinar o senador Fonteles, e convoca o único homem capaz de deter o assassino: o ex delegado de polícia e detetive particular Apolo Brito, que mora em Brasília. Ao investigar o complô, Apolo Brito mergulha na questão amazônica.
Eis a trama do novo romance de Ray Cunha, A CONFRARIA CABANAGEM, a ser lançado em setembro, provavelmente por uma editora de São Paulo. Como romance ensaístico, a questão amazônica permeia a trama político-policial deste thriller de tirar o fôlego, com ação intensa que lembra outros trabalhos do escritor amapaense, como, por exemplo, no conto INFERNO VERDE, publicado no livro TRÓPICO ÚMIDO, segundo volume da trilogia AMAZÔNIA, e também no O CASULO EXPOSTO.
O lendário jornalista paraense Lúcio Flávio Pinto, um dos maiores intérpretes do enigma da Amazônia, vira personagem do romance ensaístico A CONFRARIA CABANAGEM, assim como a própria Belém do Pará, protagonista em vários contos de Ray Cunha.
O último lançamento do escritor macapaense é o romance HIENA, também uma história de detetive, mas agora ambientada numa Brasília atolada até o pescoço em corrupção. “Nada a ver com a ilha da fantasia real” – adverte Ray Cunha. O detetive Hiena investiga o assassinato de um senador, degolado com uma katana, no Tropical Hotel, catedral de prostitutas de luxo, no Setor Hoteleiro Sul, e faz a mais importante descoberta da sua vida.

*MARCELO LARROYED é escritor, mestre em Teoria Literária pela UnB



http://raycunha.blogspot.com.br/2014/08/a-confraria-cabanagem.html