28-02-2005 783 estudantes dos Países de Língua Portuguesa
Coimbra - « Abraço Lusófono » é o tema da VII Semana Cultural da Universidade de Coimbra (UC), que começa esta segunda-feira com uma extensa programação pensada para todos os tipos de público , tendo como figura de destaque o antropólogo angolano Ruy Duarte de Carvalho .
Depois da cultura científica , tema da edição anterior , a Semana Cultural da UC de 2005 é dedicada à lusofonia, temática que até ao próximo dia 5 de Março servirá de inspiração às cerca de 50 iniciativas previstas, entre as quais várias centradas na obra de Ruy Duarte de Carvalho , que trabalha há mais de 30 anos com os povos do Sul de Angola .
Além da Antropologia e da Sociologia , Ruy Duarte de Carvalho , que nasceu em em Santarém (1941) e é cidadão angolano desde a independência de Angola (1975), tem-se distinguido também como escritor , realizador de cinema e fotógrafo .
Já esta segunda-feira , ao início da tarde , o antropólogo profere uma conferência subordinada ao tema « Falas & Vozes , Fronteiras & Paisagens – escritas , literaturas e entendimentos », seguida do lançamento do livro «As Paisagens Propícias». É também inaugurada a exposição « Sem Rede : Ruy Duarte de Carvalho - Trajectos e Derivas », que poderá ser visitada até 31 de Julho no Museu Antropológico.
À noite estreia «Ao partir palavras », uma intervenção cénica a partir de textos de Ruy Duarte de Carvalho , co-produzida pela Escola da Noite e pela Reitoria da UC. Interessada desde há muito pela obra deste autor , a companhia preparou um espectáculo construído a partir da sua obra narrativa e, em particular , do conto intitulado «João Carlos, natural de Chinguar, no Bié», escrito e publicado pela primeira vez em 1975.
Na noite de terça-feira , no Teatro Académico de Gil Vicente, estreia também «Vou lá visitar pastores », uma co-produção dos Actores Produtores Associados /Culturgest, com texto original de Ruy Duarte de Carvalho (1999).
Ainda no âmbito da homenagem ao antropólogo angolano, vários especialistas , entre os quais o realizador português Paulo Branco , estarão presentes , na próxima quinta-feira , numa mesa-redonda sobre a obra de Ruy Duarte de Carvalho .
Meia centena de iniciativas animam « semana lusófona»
A VII Semana Cultural da UC apresenta cerca de cinquenta iniciativas que passam por cinema , teatro , música , dança , conferências , colóquios , mesas-redondas, exposições , lançamentos de livros e ateliers de formação , mas também gastronomia e tradição .
Um « Abraço Lusófono » que convida a revisitar a «lusofonia», no plano da memória , da história presente , dos afectos e emoções e dos caminhos futuros . « Em 2003, 46% da comunidade estrangeira em Portugal era de língua oficial portuguesa; a UC, pelo seu lado , em 2003-2004, foi frequentada por 783 estudantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os números falam por si », lembra a organização .
A filosofia , garantem os promotores do evento , é a mesma que inspirou a anterior edição : « um núcleo coerente de eventos », tendo um tema em comum ; «uma grande ligação à cidade », através do Dia Aberto e do envolvimento de diversas estruturas culturais não universitárias; «uma programação pensada para todos os tipos de público »; «uma comemoração condigna do aniversário da UC», assinalado a 1 de Março ; e « um claro alargamento da ‘ esperança de vida ' da Semana Cultural, graças à inclusão de numerosas exposições », a maior parte das quais ficará patente para além do último dia do evento .
Tal como em 2004, o Dia da Universidade será Dia Aberto nas faculdades , abrindo assim as portas aos alunos do ensino básico e do secundário .
No último dia da Semana Cultural destaca-se ainda um espectáculo de homenagem a Zeca Afonso, promovido pelo Orfeon Académico de Coimbra, com a colaboração do grupo de fados conimbricense Quinteto de Coimbra ( acompanhado ao piano ) e da Estudantina Académica.
http://www.comunidades.net/noticia_comun.php?id=3931
|