Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


05-12-2014

Cultura/Brasil Projeto de Katya Teixeira que percorre o país e homenageia Dércio Marques


10415645_758842234171000_7335958653913589174_n

Talento, simpatia, generosidade, garra, fé são atributos que rimam com a cantora paulista  Katya Teixeira, agora reconhecidos também pelos organizadores do Prêmio Brasil Criativo, na categoria Artes de Espetáculo/Música (Foto: Mercedes Cumaru)

Olhem ai, povos!

O Dandô – Circuito de Música Dércio Marques,  idealizado pela cantora e compositora Katya Teixeira é o ganhador da categoria Artes de Espetáculo/Música do Prêmio Brasil Criativo. Os prêmios para os 22 projetos vencedores foi entregue no Auditório Ibirapuera, bairro da zona Sul de São Paulo, perante um público de mais de 800 pessoas na noite de quarta-feira, 3 de dezembro.

Ao idealizar em 2013 o “Dandô – Circuito de Música Dércio Marques”, Katya Teixeira pensava em fomentar a circulação de música de inquestionável qualidade por todo o país, reunindo artistas de várias regiões para gerar intercâmbios e novas plateias. Quem já se apresentou possui trabalhos reconhecidos, mas poderia ter uma melhor projeção no panorama nacional e proporcionar às pessoas o acesso à música de qualidade produzida fora da “grande mídia”.

Com apoio da jornalista Mercedes Cumaru, que tornou-se uma fiel escudeira de Katya e assumiu a tarefa de divulgar o Dandô para a imprensa e as mídias sociais, a iniciativa, literalmente, ganhou estrada e passou a ser apresentada em várias localidades nacionais. A cada nova rodada, com um artista saindo de cada cidade e passando por todos os pontos do circuito, a caravana tornou-se contínua. Cada edição conta sempre com um artista do local recebendo e abrindo o espetáculo para o convidado, que em vários momentos atravessam diversos estados para chegar aos shows. Cada apresentação dura cerca de aproximadamente noventa minutos. Ao final, há um bate-papo entre artistas e plateia.

O Dandô já circulou por várias cidades paulistas, de Minas Gerais, de Pernambuco, do Paraná, de Goiás e do Rio Grande do Sul e, neste inicio de dezembro, já passou pela capital de São Paulo, que há pouco passou a contar com a adesão do Sindicato dos Jornalistas, chegando novamente a Campinas nesta sexta-feira, 5, com Sinhá (SP) e Valdir Verona (RS)

 Perpetuando o nome de Dércio Marques

O objetivo de Katya Teixeira é, ainda, levar a todo o Brasil, o nome de Dércio Marques e seu inestimável legado não apenas para a música, mas para toda a cultura popular brasileira.

Dércio Marques, mineiro de Uberaba, morreu em julho de 2012, em Salvador, deixando como maior legado uma grande escola que transcende a composição musical e poética e propõe, ainda, uma postura mais íntegra e solidária de viver, voltada tanto para a preservação da natureza, quanto para o aprimoramento espiritual de cada indivíduo, sem deixar de lado o engajamento político e social.

 Katya é um dos seguidores mais brilhantes e discípulo do ideário do mineiro que viveram bem próximos dele, a exemplo de João Arruda, Déa Trancoso, Levi Ramiro, João Bá, Carol Ladeira, Wilson Dias e tantos outros artistas que com suas obras vêm contribuindo para ajudar a pegar flor e dar frutos os sonhos do mestre.

(Dercio Marques Dando PBrasil

(ouça aqui  Décio cantar Riacho de Areia-Beira-Mar  »» https://www.youtube.com/watch?v=8VDMwUu3LME)

Dércio Marques foi homem engajado, de posturas críticas e composições que tanto defendem a natureza, quanto a comunhão em torno da simplicidade, da vida mais voltada para a abertura  e ao crescimento espiritual

Valdir Verona será atração do Dandô nesta sexta-feira, 5, em Campinas, recebido por Sinhá Rosa

Projeto de Katya Teixeira que percorre o país e homenageia Dércio Marques fatura Prêmio Brasil Criativo