Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


12-10-2014

Livro O PANTANAL DE JOSÉ MEDEIROS


Leia um trecho em PDF

Páginas240 + 16 (encarte)

Formato25,5 x 31,8 cm

PapelCouché

AcabamentoCapa dura c/ sobrecapa

ISBN978-85-7992-065-3

SeloEntrelinhas

O PANTANAL DE JOSÉ MEDEIROS
The Pantanal of José Medeiros 
El Pantanal de José Medeiros

O homem pantaneiro e sua cultura singular, com destaque para o município de Poconé, a 100 quilômetros de Cuiabá. Esse é o foco central do livro de arte "O Pantanal de José Medeiros".

O fotógrafo José Medeiros registrou aspectos da cultura pantaneira ao longo de 11 anos, com muita paciência, persistência e grande sensibilidade. Entre as milhares de imagens resultantes desse registro, foram selecionadas 135 fotos que agora compõem o seu primeiro livro, destacando as grandes paisagens, a lida com o gado e as grandes fazendas do Pantanal, as festas de santo, retratos de personagens e um recorte, com destaque para as competições da Cavalhada de Poconé e a Dança dos Mascarados, manifestações culturais belíssimas, espetaculares, e ainda pouco conhecidas no Brasil.

Em primorosa edição em três idiomas – português, inglês e espanhol –, o livro foi organizado pela editora e jornalista Maria Teresa Carrión Carracedo e contou com importantes contribuições. Apresentam a obra do artista o fotógrafo Walter Firmo, um dos mais renomados documentaristas do país, a crítica de arte Aline Figueiredo, animadora cultural responsável pela inserção da arte de Mato Grosso no cenário brasileiro, e as curadoras Ângela Magalhães e Nadja Peregrino, curadoras e pesquisadoras com extenso currículo na produção de exposições de fotografia no Brasil. Sobre José Medeiros e sua relação com o Pantanal e os pantaneiros, escreveu a jornalista Carla Pimentel Águas, doutora em Pós-colonialismos e Cidadania Global pela Universidade de Coimbra.
Carla Águas, ao acompanhar José em uma de suas visitas ao Pantanal, registrou: "Ainda que também perca o fôlego diante da tremenda beleza daquele espaço, não só o cenário seduz o artista: é a figura humana, mergulhada naquela imensidão, que está na mira do seu olhar."

Indique esse livro

JOSÉ MEDEIROS

 "Poucos conhecem Mato Grosso como o fotógrafo José Medeiros", diz a jornalista Martha Baptista. "É quase impossível imaginá-lo sem a câmera na mão. O equipamento fotográfico é uma extensão de seus braços, mãos, e capta com perfeição técnica o que seu olhar e sua sensibilidade artística detectam nas cidades, na natureza, nas manifestações artísticas e, principalmente, no ser humano, que ganha outra dimensão através da arte de José. A redeira torna-se uma figura lendária, a rezadeira parece tocada pelo sobrenatural, o vaqueiro vira um ser mítico, o indígena transparece as marcas de anos e anos de história. Medeiros é um profissional maduro, com 25 anos dedicados à fotografia. É reconhecido no âmbito nacional entre os mais ativos fotógrafos de Mato Grosso", finaliza.
Da Amazônia ao Pantanal, José Medeiros sempre mostrou preocupação com as manifestações culturais do homem interagindo com a natureza. Natural de Campo Grande, MS, desde os 16 anos se dedica à fotografia. Atualmente como documentarista, dedica-se à documentação da cultura brasileira, registrando aspectos artístico-culturais pela agência Fotos da Terra.

MARIA TERESA CARRIÓN CARRACEDO - organizadora

É jornalista, editora, profissional de propaganda e marketing e designer gráfico; licenciada em Geografia pela UFMT (1989); bacharel em Propaganda e Marketing pela Universidade de Cuiabá, Unic (2004); ‘Máster en Edición’, pela Universidade de Salamanca, Espanha (2010); editora dos selos editoriais Entrelinhas, Central de Texto e Aroe, que compõem a Carrión e Carracedo Editores Associados, desde a sua fundação, em 1993, com centenas de publicações em seu portfólio: jornalísticas, literárias, didáticas, culturais, de arte, técnicas, acadêmicas e cientificas.