Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


12-03-2015

Exposição,Universidade de Zurique : Angola,Luanda: sobre minas terrestres, deficiência e criatividade


“Sometimes People in Luanda Shine”

11 março de 2015

Artigo por Pedro Filipe

(Imagem: Reprodução ZHDK)

 

É este o nome de uma exposição em exibição neste momento na Universidade de Zurique.

Com o subtítulo “sobre minas terrestres, deficiência e criatividade em paisagens urbanas”, a exposição inclui mostras de fotografia, texto, áudio e vídeo, e é uma homenagem à sociedade angolana e à sua extraordinária capacidade de se reinventar quotidianamente, apesar das inúmeras adversidades e das marcas psicológicas e físicas deixadas pela guerra.

Pretende-se enaltecer a transição da urbe que superou uma guerra civil de 30 anos para se tornar a cidade mais cara do mundo. Em “Sometimes People in Luanda Shine”, retrata-se o espírito criativo de pessoas afetadas por poliomielite ou vitimadas por minas terrestres, que todos os dias lutam contra estigmas e contra a exclusão social, criando um estilo e um modo de vida muito próprio e quase único.

A exposição estará disponível ao público no campus Toni-Areal da Universidade de Artes de Zurique, até segunda-feira.

Sometimes-people-in-Luanda-shine_flyer_DR

Pedro Filipe | Enviar mensagem

É licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, contudo, o gosto pela escrita e pela comunicação o levaram a trilhar outros caminhos: fez parte da redação de um jornal desportivo especializado em futebol jovem, integra o painel residente do Olhar de Lince, um programa de rádio sobre actualidade noticiosa. Além disso, é criador/editor do blogue de escrita desportiva Entre Linhas. Não é por acaso, portanto, que integra a equipa de Comunicação da Conexão Lusófona. 

“Sometimes People in Luanda Shine”