Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


19-02-2015

Seminário que reunirá países de língua portuguesa será em Uberaba,,setembro 2015.


Uberaba sedia em setembro o primeiro seminário Juntos Contra a Fome através do Desenvolvimento Agropecuário, juntamente com a 3ª ExpoCigra/Fiemg. A cidade foi escolhida pelo escritório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), junto às Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e recebe o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/Moçambique. O evento, que estava programado para ocorrer em abril, foi adiado em virtude de eleições presidenciais em vários países que participarão do seminário.

Para viabilizar o seminário, a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Moçambique, representada por Sinfrônio José da Silva Júnior; a FAO das Nações Unidas, por Helder Muteia; a FAO no Brasil, por Alan Bojaniqui, e da CPLP, pelo diretor de cooperação Manuel Lapão, se reuniram com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e com o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, Altamir Roso, para pedir apoio. O evento envolverá os nove países da lusofonia: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé, Timor Leste.

De acordo com o presidente da Câmara em Uberaba, Sinfrônio Júnior, o projeto visa a discutir alternativas para a erradicação da fome através do desenvolvimento agropecuário das comunidades de língua portuguesa. “Precisamos ter medidas em conjunto a fim de criar um marco regulatório com ações em que todos os países vão participar e assim criar uma estrutura que permita todo mundo trabalhar no mesmo sentido, tanto na área educacional, de agricultura e de financiamento, quanto na área de modernização da agropecuária nos países membros da CPLP. Na feira da indústria (ExpoCigra/Fiemg), vamos focar em soluções agrícolas. Por exemplo, na África, eles jogam a pele do boi fora, mas podemos mostrar como funcionam os curtumes, assim como outras alternativas na área da indústria, visando à transformação da agricultura”, ressalta.

Ele explica que o objetivo desse encontro é trazer para Uberaba todos os países, bem como todas as instituições como Ministério da Agricultura e Ministério de Combate a Fome, a fim de podermos criar mecanismos, entre a lusofonia, para selecionar projetos de combate à fome e para desenvolver a agricultura e a pecuária desses países.

 

Seminário que reunirá países de língua portuguesa será junto com ExpoCigra