Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


01-08-2005

Alexandre Souza Barbosa listou palavras dos Caiapós


Do estudo

ALTO XINGU 

de Julio Cezar Melatti Departamento de Antropologia

Instituto de Ciências Sociais Universidade de Brasília

O topógrafo Alexandre de Souza Barbosa no Triângulo Mineiro listou palavras dos Caiapós

Os panarás (crenacarores) tinham seu território tradicional na fronteira Pará– Mato Grosso, banhado pelos rios Peixoto de Azevedo (afluente do Teles Pires) e Iriri (afluente do Xingu). Foram transferidos em 1973 para a parte norte do PIX. Cerca de vinte e cinco anos depois, conseguiram recuperar uma parte do território perdido, a TI Panará, e para lá voltaram. No período em que viveram no PIX, foram estudados primeiro por Richard Heelas (1979) e depois por Stephan Schwartzman (1987). Ambos os pesquisadores admitiram a possibilidade de os panarás serem os caiapós do sul, dados como extintos.

O resultado do trabalho dos lingüistas Aryon Dall'Igna Rodrigues e Luciana Dourado veio em apoio dessa hipótese , ao compararem o vocabulário dos atuais panarás com as diversas listas de palavras dos caiapós do sul deixadas por antigos viajantes e sobretudo a mais extensa , tomada pelo topógrafo Alexandre de Souza Barbosa em 1911 no Triângulo Mineiro .

Finalmente , o extenso levantamento documental sobre os caiapós do sul feito por Odair Giraldin (1997) parece não deixar mais dúvida sobre essa identificação . No começo do século XVIII, época da descoberta do ouro em Mato Grosso e em Goiás, os caiapós do sul dominavam um amplo território que se estendia pelo norte de São Paulo, Triângulo Mineiro , sudoeste de Goiás e leste de Mato Grosso do Sul , ou seja, entre o caminho terrestre que ligava a cidade de São Paulo à de Goiás, e o percurso fluvial que levava daquela cidade a Cuiabá. Como constituíssem obstáculo aos viajantes , foram combatidos duramente pelos bandeirantes .

No final do século XVIII, uma parte deles foi reunida no aldeamento D. Maria I, ao sul da cidade de Goiás. Com o fim do período do ouro , e a decadência do aldeamento , os caiapós do sul se vêem envolvidos pela invasão de seu território pelos criadores de gado . Sua população definha e foi em parte absorvida como mão-de-obra , como aconteceu com aqueles que viviam nas margens do Paraná , levados para trabalhar nas localidades próximas a São Paulo.

 

http://www.geocities.com/RainForest/Jungle/6885/ias28-33/29xingu.htm