Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


28-02-2005

As 500 melhores universidades


Wanderley de Souza *

Desde sua criação em 1088 na cidade de Bologna, Itália, a universidade é reconhecida como principal centro de formação de quadros especializados, de geração de novos conhecimentos através da pesquisa científica e tecnológica e de reflexão sobre os temas contemporâneos . Em muitos países a universidade tem sido importante centro de resistência sempre que existem ameaças ao processo democrático . Por tudo isso , tem alta credibilidade e é entendida como instituição de Estado e goza de autonomia na sua atividade-fim.

A análise da distribuição das universidades nos diferentes países aponta para a existência de uma correlação entre sua presença e o nível de desenvolvimento econômico e social . Mesmo nos países de vida mais recente , há sempre a preocupação de criar universidades . Na América do Sul , a Universidad Nacional Mayor de San Marcos , Peru , figura como a mais antiga , fundada em 12 de maio de 1551. No Brasil, a atual Universidade Federal do Rio de Janeiro foi criada em 7 de setembro de 1920 e a Universidade de São Paulo, em 1934.

Recente estudo da Universidade Jiao Tong de Xangai, China, analisou o sistema universitário em todo o mundo , identificando as 500 melhores universidades . O estudo fornece subsídios que orientam para onde enviar estudantes visando estágios de aperfeiçoamento. Nesse trabalho foram analisados quatro parâmetros básicos : qualidade dos alunos formados, do corpo docente , do produto acadêmico gerado pelo corpo docente e a dimensão da instituição .

A qualidade dos ex-alunos ( graduação e pós-graduação ) foi medida com base nas premiações recebidas, destacando-se aqueles que ganharam o Prêmio Nobel e a medalha Fields, equivalente ao Nobel para a área da matemática . A qualidade do corpo docente foi medida tanto pela premiação do seu quadro docente , conforme descrito acima para os ex-alunos, como pelo índice de citação dos trabalhos publicados, como é hoje usual em avaliações sobre o desempenho da produção acadêmica , em 21 diferentes áreas do conhecimento . A qualidade do produto gerado foi avaliada pelo número de artigos publicados nas revistas Nature e Science e em outras revistas de circulação internacional e devidamente indexadas. Para avaliar a dimensão da instituição foram considerados o número de pontos obtidos pelos critérios acima mencionados e o número de professores do quadro permanente em dedicação integral à instituição .

Os resultados mostram que o Brasil encontra-se presente no seleto grupo das 500 melhores universidades, representado pela Universidade de São Paulo (USP),

Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), que ocupam o 189, 368, 369 e 466 lugar , respectivamente . Não por acaso essas universidades têm mais de 80 cursos de pós-graduação , que correspondem aos centros de formação de quadros de alto nível - no caso da USP existem 219 cursos de pós-graduação . Os dados também apontam que , das dez principais universidades , oito estão nos Estados Unidos e duas na Inglaterra: Harvard, Stanford, Cambridge, Califórnia-Berkeley, MIT, CalTech, Princenton, Oxford, Columbia e Chicago. Se analisarmos a ordem de distribuição das principais universidades , vamos encontrar EUA, Reino Unido, Japão e Alemanha entre os primeiros . O Brasil ocupa a 22 posição , acima de países como África do Sul , Argentina, Índia , México e Portugal.

 

nível internacional ? A receita é simples . Nunca é demais relembrar a necessidade de (a) ampliação do quadro docente , constituído por doutores trabalhando em regime de dedicação exclusiva e integrando as atividades de ensino , pesquisa e extensão ; (b) forte atividade no processo de formação de quadros de elevado nível , em programas de pós-graduação de alto nível ; (c) política agressiva de atração de pesquisadores experientes e com prestígio internacional . Aqui merece destaque a política implementada pelo governo de Cingapura de atração de eminentes pesquisadores , incluindo agraciados com o Prêmio Nobel, para fortalecer as instituições existentes; (d) boas condições de trabalho , o que inclui estrutura física , equipamentos atualizados e recursos para custeio . Cabe lembrar que não é por acaso que três das quatro universidades brasileiras citadas acima estão localizadas em São Paulo, onde a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) investiu, nos últimos 15 anos , algumas centenas de milhões de dólares na infra-estrutura de pesquisa .

Essa política vem sendo implementada por outros estados, destacando-se Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Goiás e Amazonas. No entanto, para melhorarmos a posição brasileira é fundamental que ciência e tecnologia sejam consideradas por todos como prioridades de fato, essenciais para o desenvolvimento soberano do País. Este é ainda um sonho e requer esforço permanente de governos e sociedade para se transformar em realidade.

* secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro

 

Gazeta Mercantil (15/02/05)

http://www.gazetamercantil.com.br

Veja a listagem completa :

http://ed.sjtu.edu.cn/rank/2004/top500list.htm