Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


28-03-2018

Judeus: estará em Portugal a nova terra prometida?


Texto Ricardo J. Rodrigues | Fotografias Rui Oliveira/Global Imagens    21.02.18

Revista Magazine Notícias 21.02.18

 

Há um novo fenómeno no interior português. Milhares de turistas judeus estão a invadir lugares como Castelo de Vide, Belmonte ou Trancoso para conhecer o património judaico nacional. No último ano, o número de visitantes aumentou  extraordinariamente. Há novas linhas aéreas entre Portugal e Israel, novas agências especializadas, novos hotéis, novas lojas kosher. História de um retorno.

Nas cozinhas dos hotéis que vão nascendo junto à raia, toda a gente sabe para que lado fica Jerusalém. «Essa foi uma das primeiras coisas que tivemos de aprender quando os turistas judeus começaram a chegar», diz António Lopes, proprietário do hotel Monte Filipe, um quatro estrelas com cinquenta quartos nos arredores de Castelo de Vide. Até 2015 acolhiam em média 150 hóspedes hebreus por ano, gente que vinha à procura das suas raízes no interior português.

Mas em 2017 esse número subiu para mil e neste ano esperam dobrar o milhar de dormidas em junho. «Há um verdadeiro boom no turismo judaico e isso está a revelar-se um balão de oxigénio para nós. Neste momento, estamos a treinar todos os nossos empregados para nos adaptarmos às necessidades desta nova clientela. Sobretudo na cozinha, onde a comida tem de ser confecionada sob os preceitos kosher. A carne, por exemplo, tem de ser cortada na direção de Israel.»

Na semana passada, a secretária de Estado do Turismo fez uma digressão pelas comunidades semitas dos Estados Unidos para promover o país como destino religioso judeu. «A ideia é mostrar Portugal como lugar tolerante e seguro e com uma herança judaica muito forte», dizia Ana Mendes Godinho à Notícias Magazine na véspera da partida.

«O número de israelitas a visitarem-nos explodiu e queremos que este nicho convoque gente também do outro lado do Atlântico. Portugal pode ser visitado enquanto destino final mas também pode ser um stopover [paragem por uns dias] para quem viaja para Israel.»

O Turismo de Portugal criou uma Rede de Judiarias em 2011, que hoje integra 37 municípios em todo o país. Mas é na zona da raia que o turismo está a ter mais impacto. Mais informações em www.redejudiariasportugal.com.

Depois desta ação em território americano, aliás, o governo planeia estender a promoção ao Canadá e ao Brasil, onde também existem comunidades relevantes. «Este mercado interessa-nos. É um turismo que vai descobrir o país, que vai descobrir o interior, que traz investimento e empreendedorismo aos territórios mais deprimidos.»

Os números do Instituto Nacional de Estatística são esclarecedores. Se no início desta década contavam-se em média cinco mil hóspedes israelitas por ano nos hotéis nacionais, em 2017 o número disparou para 105 mil, um aumento de mais de dois mil por cento.

Este boom teve efeitos diretos na aviação civil. Em novembro, a TAP e a EL AL – Air Israel abriram um acordo de codeshare para simplificar as conexões entre os dois países nos aeroportos para onde ambas voassem. Mas, um mês depois, a companhia de bandeira israelita percebeu o interesse nos voos para Portugal e decidiu reforçar uma linha com sete ligações semanais diretas entre a capital portuguesa e Telavive – que entra em funcionamento em março.

no início da década contavam-se em média cinco mil hóspedes israelitas por ano nos hotéis nacionais, em 2017 o número disparou para 105 mil. Um aumento de mais de 2000 por cento.

Não há dados que digam quantos destes turistas viajam por vocação religiosa, mas nas pequenas cidades e vilas do interior, onde resistem os traços mais emblemáticos da presença judaica em Portugal, está a acontecer uma revolução.

«O mercado israelita tornou-se em 2017 a segunda nacionalidade estrangeira a visitar o concelho, atrás apenas de Espanha, que fica aqui a quinze quilómetros, e ultrapassando países como Inglaterra, Alemanha, França ou Itália», diz António Pina, presidente da Câmara de Castelo de Vide.

«Há três anos, o nicho judaico representava menos de três por cento do nosso turismo, agora ultrapassa largamente os vinte por cento. Isto está a criar um dinamismo como há muito não víamos no município.»

«Temos casais israelitas a mudarem-se para aqui para abrir turismos rurais especializados, temos os hotéis da região a adaptarem-se às novas exigências, vamos abrir um cinco estrelas na cidade até ao fim do ano. Numa zona completamente abandonada, escondida atrás da serra, isto é o melhor que nos podia ter acontecido.»

A hotelaria é a face mais visível da mudança que os judeus estão a trazer à raia. Em abril de 2016 abriu o Belmonte Sinai Hotel, a primeira unidade do país criada propositadamente com foco no turismo judaico. Está classificada com quatro estrelas e tem 27 quartos.

«Das 16 mil dormidas que recebemos anualmente, mais de metade são judeus», diz o diretor, Ricardo Abreu. Sobretudo israelitas, americanos, brasileiros e argentinos. «Além da comida, dedicamos grande atenção ao sabbath, que começa no pôr do Sol de sexta feira e só termina no sábado à noite.

Em Belmonte abriu o primeiro hotel especializado neste nicho. «No Sabbath não há tecnologia», diz Ricardo Abreu, o diretor. «Até as chaves eletrónicas são substituídas por manuais.»

É um dia sagrado de descanso em que não se pode, por exemplo, tocar em dinheiro ou tecnologia. Então desligamos as televisões, entregamos chaves manuais em vez das eletrónicas, os quartos ficam apenas equipados com luzes de presença.» Os elevadores, da marca Schindler, o industrial alemão que salvou 1200 judeus do Holocausto, também não são usados em dia santo.

A história repete-se 65 quilómetros para norte, no Hotel Turismo de Trancoso, também de quatro estrelas. «Abrimos há oito anos, mas de há dois para cá começámos a receber excursões atrás de excursões e agora decidimos instalar duas cozinhas, uma delas vocacionada exclusivamente para alimentação kosher», diz Júlio Sarmento, o proprietário.

«Em dois anos, o mercado judaico, que não existia, passou a representar 25 por cento da nossa faturação e temos tido aumentos de lucro na casa dos dez por cento anuais. Em 2017, as contas fecharam nos 440 mil euros, o que é extraordinário numa região desertificada como a nossa.»

Esse sucesso tem efeitos colaterais, diz. Para abastecer as refeições, criaram acordos com fornecedores especializados em toda a Beira Interior. «Nos distritos da Guarda e de Castelo Branco estão a aparecer cada vez mais produtores de carne, queijo e azeite que seguem as leis da Tora. Isto está a mexer muito com a nossa economia.»

Júlio Sarmento diz que o turismo judaico já representa um quarto da faturação do Hotel Turismo de Trancoso.

Mas porque é que, 500 anos depois de terem sido expulsos do país, os judeus estão a regressar agora, precisamente agora, a Portugal? «Há dois motivos essenciais para as coisas terem mudado», diz a historiadora Carla Santos, que a partir de Trancoso investiga a presença judaica no país.

«O primeiro é o real funcionamento de uma Rede Nacional de Judiarias a partir de 2015. O segundo é a lei do mesmo ano que garante dupla nacionalidade a quem provar ter como ascendentes judeus sefarditas, que foram expulsos de Portugal no século XV.»

Vamos por partes. A Rede Nacional de Judiarias foi criada em 2011 por iniciativa da Região de Turismo da Serra da Estrela e integra 37 municípios portugueses. Tem sede em Belmonte e tem feito um trabalho notável de catalogação do património material judaico existente no país.

As bibliotecas destas povoações estão por estes dias cheias de investigadores e historiadores, contratadas por famílias judias estrangeiras para descobrirem as raízes em Portugal.

No final de 2014, a EEA, uma instituição norueguesa que financia projetos que reduzam a disparidade entre o Norte e o Sul da Europa, decidiu atribuir uma bolsa de cinco milhões de euros à rede portuguesa para que se pudessem recuperar edifícios e criar centros interpretativos.. A partir daí abriram-se museus, recuperaram-se sinagogas, colocaram-se placas sinaléticas onde elas não existiam.

A organização tremeu em novembro do ano passado, quando o secretário-geral, Marco Baptista, acabado de perder as eleições autárquicas na Covilhã, desapareceu levando alegadamente consigo 115 mil euros dos cofres da instituição. Ainda assim, um mês depois, a EEA anunciou novo investimento de cinco milhões de euros nas judiarias portuguesas.

A lei que concede nacionalidade portuguesa aos descendentes de judeus expulsos de Portugal nos séculos xv e xvi foi iniciativa do governo de Passos Coelho. Entrou em vigor em março de 2015 e, desde então, o interesse forasteiro pelo país é inegável. Há 12 mil pedidos de cidadania de estrangeiros e 1800 já foram aprovados. Um dos problemas da concessão é encontrar o rasto genealógico – afinal, todos os documentos da Inquisição foram queimados.

Israel tornou-se em 2017 a segunda nacionalidade estrangeira a visitar Castelo de Vide, atrás de Espanha, que fica a 15 quilómetros, e ultrapassando Inglaterra, Alemanha, França ou Itália.

Mas até isso está a abrir um novo nicho de mercado no país. «Desde que a lei foi aprovada, não há semana em que não tenha investigadores licenciados em História, contratados por judeus de Israel, Estados Unidos ou Brasil, a virem para a nossa biblioteca e o nosso centro de arquivo», diz Carla Santos.

A secretária de Estado do Turismo concorda: «Há todo um mercado na investigação genealógica que se está a desenvolver paralelamente ao turismo judaico.»

Para Elisha Salas, rabino de Belmonte, este interesse renovado por Portugal é puramente emocional. «Veja a história deste povo. Desde Moisés ao Holocausto, passando pela Inquisição, a história dos judeus é uma história de perseguição constante. A partir do momento em que tornamos a ser aceites, temos uma grande obsessão de descobrir as nossas raízes, perceber de onde vimos.» Na vila onde mora há, aliás, a última comunidade criptojudaica conhecida do mundo.

Os judeus de Belmonte viveram em total sigilo durante cinco séculos, até aos anos oitenta do século passado. Nas suas casas ainda há sinagogas secretas, ladaínhas aprendidas em surdina, rituais que insistem fazer à porta fechada. «Na televisão israelita passam constantemente reportagens sobre Belmonte», diz ele.

«E eu sempre tive a sensação de que a história deste povo, destas 25 famílias que resistiram durante tanto tempo, que pagaram cara a perseverança de se manterem unidos, nomeadamente com os problemas de saúde decorrentes da consanguinidade, é mais conhecida em Telavive do que em Lisboa ou no Porto. Agora que os turistas hebraicos chegaram, é claro que eles querem vir aqui.»

Para Elisha Salas, rabino de Belmonte, o novo interesse dos judeus por Portugal é emocional. «Desde Moisés ao Holocausto, passando pela Inquisição, sempre fomos um povo perseguido. Quando somos aceitos, temos uma grande obsessão de descobrir as nossas raízes.»

Apesar de as duas principais cidades do país terem também assistido a um enorme incremento no fluxo do turismo judaico, é aqui, nas terras esquecidas pelos portugueses, que ele tem maior impacto. «O turismo representa cinco milhões de euros para o nosso concelho, é um dos vetores essenciais da nossa economia.

E hoje posso dizer que a fatia mais importante vem precisamente deste nicho», diz o presidente da Câmara de Trancoso, Amílcar Salvador. «Pense no que isto representa para um concelho como o nosso. Todos os meses entram no centro de interpretação judaico 800 pessoas, neste ano o número ainda aumentou trinta por cento. São pelo menos 25 mil visitas numa cidade que não tem mais de três mil habitantes. Agora, uma coisa é certa, temos de estar preparados para acolhê-los.»

Na faixa onde a presença judaica foi mais forte – a linha montanhosa do interior centro – as câmaras apostam fortemente em melhorar a oferta. Em Belmonte foi criado em 2005 um espetacular museu judaico que conta a história dos hábitos religiosos da comunidade local, e que em 2017 aumentou as visitas em 33 por cento, apesar de ter estado fechado quatro meses para remodelação.

A história de Belmonte é hoje mais conhecida em Telavive do que em Lisboa. Foi o último povo judaico a viver escondido do mundo, até aos anos oitenta do século XX.

Em Trancoso, o Centro de Interpretação da Cultura Judaica Isaac Cardoso está a ser renovado, tem uma sinagoga para acolher cerimónias religiosas dos judeus que a visitam, e em março do ano passado abriu portas o Museu Bandarra, dedicado ao profeta medieval acusado pela Inquisição de ser judeu.

Em Castelo de Vide, está prestes a abrir a Casa da Inquisição, num antigo palacete na judiaria da cidade, onde há alçapões que dão acesso a esconderijos e mobiliário que se abre para garantir acesso a uma secretíssima sinagoga. Também terá um centro de genealogia, para ajudar judeus e investigadores a encontrarem as origens das suas famílias.

«Este turismo interessa-nos», diz a Secretária de Estado do Turismo. «Ainda mais porque vai descobrir as zonas mais deprimidas do interior do país.»

«É realmente a estes sítios que as pessoas querem ir», diz Isaac Assor, diretor-geral da Alegretur, uma agência turística portuguesa especializada neste nicho de mercado. «Os circuitos começam por norma na capital e terminam no Porto, mas as experiências mais marcantes acontecem sempre na Cova da Beira.»

Há cinco anos, diz ele, não acolhia mais de dez grupos por ano, agora o número quintuplicou. «Vêm normalmente excursões de trinta a quarenta pessoas, maiores de 50 anos, de classe média alta. E o seu interesse está concentrado precisamente na faixa onde se fixou a população de Sefarad, o nome hebreu da península.»

As viagens duram em média uma semana. Também podem ir a Tomar, onde existe uma sinagoga sefardita, a Castelo Branco, Idanha-a-Nova ou Covilhã, onde há marcas judaicas bem preservadas, mas o facto é que Castelo de Vide, Belmonte e Trancoso são as paragens obrigatórias, a alma dos milhares que se esconderam, foram convertidos e acabaram por se converter em cristãos-novos.

O centro de interpretação judaico de Trancoso vai entrar em trabalhos de reconversão. Hoje acolhe uma sinagoga, para que os turistas que visitam a cidade possam ter o seu lugar de oração.

No centro de uma das judiarias mais intactas do país, a de Castelo de Vide, Carolino Tapadejo criou um museu para homenagear o legado familiar. Presidente da câmara durante toda a década de 1980, descendente de ferreiros judeus e ele próprio escultor de ferro, é uma autoridade na história sefardita da cidade.

Quando terminou a carreira autárquica, decidiu tirar o curso de Turismo Cultural – e foi aí que começou verdadeiramente a explorar aquele legado esquecido durante séculos. Hoje passa os dias a dar palestras sobre a história judaica da cidade.

«Vou constantemente a Israel, sou professor na Universidade da Extremadura, em Espanha, tenho viajado pelo mundo todo a falar da nossa Sefarad», atira. «Depois acolho grupos estrangeiros que vêm aqui. Falo hebraico, e isso ajuda.»

Acompanhá-lo pelas ruas da judiaria é toda uma lição de história. «Os primeiros relatos da presença judaica vêm de 1320, quando sete famílias de Gibraltar se instalam aqui para desenvolver o negócio das tinturarias. Mas é no século XV, claro, que as coisas mudam de figura.»

Há ainda hoje rituais que derivam da tradição judaica. Como os maranhos e as alheiras, enchidos sem porco. Como o descruzar de braços quando se faz uma promessa, que a cruz foi o tormento dos judeus.

Em 1492, os reis católicos expulsam toda a comunidade de Espanha e muitos rumam a Portugal, onde D. João II aceita acolhê-los. «De repente, Castelo de Vide, que na altura tinha oitocentos habitantes, vê-se com um acampamento de quatro mil judeus à porta da cidade. O país na altura não tinha mais de um milhão de pessoas e pelo menos cem mil hebreus dão entrada nesse ano nas nossas fronteiras. Há de ter sido uma revolução.»

Ao contrário da população católica, os sefarditas tinham um nível elevado de educação. Isso ameaçava o grupo que detinha o monopólio da cultura – o clero. «É por isso e pelo poder económico crescente dos judeus que D. João III cria em 1536 a Inquisição e o povo sefardita recebe ordem de expulsão.»

Abrem-se tribunais em Lisboa, Coimbra e Évora, que até à abolição dos autos de fé pelo Marquês de Pombal, em 1773, condenam à morte quarenta mil pessoas. «Ou saíam, ou eram queimados vivo, ou se convertiam em cristãos-novos e eram expropriados de todos os bens. Mas muitos continuavam a praticar a sua religião em segredo e a cidade está apinhada de marcas dessas práticas secretas.»

Carolino Tapadejo criou um museu para homenagear o legado familiar. Presidente da Câmara de Castelo de Vide durante toda a década de 1980, é uma autoridade na história sefardita da cidade. É descendente de ferreiros judeus.

Desde logo na arquitetura das casas. Os edifícios judeus têm sempre duas portas, uma para a habitação, outra para a loja. E depois há menorás, os famosos candelabros de sete velas, esculpidos nas ombreiras das portas, ou cruzes a assinalar a nova cristandade. «Muitas tradições subsistem. Aqui, por exemplo, é comum ver as mulheres varrer a casa às sextas-feiras e deixar uma vela acesa escondida dentro de um pote na noite de sexta para sábado, durante o sabbath

A comida é outro sinal claro. Enchidos feitos de aves, como as alheiras do Norte, ou de cabra, como os maranhos do centro, serviam para despistar as autoridades eclesiásticas. «Mas talvez o traço principal aconteça na semana da Páscoa, quando se mata o cabrito ou o borrego e se deixa o sangue do mesmo à janela, como fazia no primeiro testamento bíblico o povo de Israel.»

Foi durante uma das viagens a Israel em que contou estas mesmas histórias na televisão que Carolino Tapadejo viveu um dos momentos mais emocionantes da sua vida. Uma mulher contactou-o depois de o ver no canal israelita e contou-lhe que a sua família tinha fugido de Castelo de Vide no século .

«Era uma senhora de uma certa idade e com muito pouca mobilidade. Disse-me que a sua família passara de geração em geração a promessa de um dia aqui voltar. E, nisto, abre a mala e mostra-me uma chave muito antiga, de ferro.»

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