Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


10-05-2004

CONFIDENCIAS DE UM MINEIRO Hélio Siqueira


"Impressões pessoais do ato cívico que reuniu em Ouro Preto - dia 21 de abril - 185 personalidades para a entrega pelo governador Aécio Neves da "Medalha da Inconfidência" - maior condecoração mineira a personalidades do país."

Por HÉLIO SIQUEIRA
Revisão Olga Frange
Fundação Cultural de Uberaba

Cerca de 15 mil pessoas entre autoridades e civis lotaram a praça Tiradentes em Ouro Preto no dia 21 de abril para a realização da cerimônia de entrega da "Medalha da Inconfidência" a 185 personalidades brasileiras que se destacaram em suas áreas específicas. Artistas, Teólogos, Empresários, políticos, médicos, escritores, professores, militares do Exército, Marinha e Aeronáutica.
Quem chegou na véspera na fantástica cidade histórica já adivinhava, pela movimentação das muitas equipes como seria o brilhantismo da organizadíssima festa que também homenageou os 20 anos da campanha das Diretas Já.
A praça sendo enfeitada com bandeiras brancas e vermelhas, os vários palcos (4 ao todo) os telões (2) os painéis de 20 metros de altura, faziam frente ao cenário de fundo nada menos do que a antiga Casa da Câmara e Cadeia de Ouro Preto construída na 2ª metade do século XVIII onde hoje funciona o Museu da Inconfidência. Centenas de pessoas movimentavam as equipes que subiam e desciam para alocar descomunais e potentissímas caixas de som - uma bandeira brasileira de 70 metros quadrados que escondia segredos que só seriam revelados no dia seguinte no final da festa quando Fafá de Belém entoou com voz rouca e possante sua interpretação pessoal do Hino Nacional.
Dia 21 - dia da festa. As equipes todas uniformizadas desde o mais simples ao mais graduado, recebiam os convidados que seriam identificados sem nenhuma confusão, e conduzidos aos espaços enumerados do palanque cada um com seu acompanhante - figura importantíssima na cerimônia com a tarefa de segurar a caixa das medalhas e o certificado ( todos cuidadosamente produzidos por firma especializada /nada de improvisações/ nenhuma pergunta sem resposta) enquanto o agraciado, na hora certa, se posicionava para ser condecorado com a preciosa e cobiçada medalha.
A cerimonia teve inicio com a chegada do governador depois de um sobrevôo rasante de helicóptero sobre a multidão que se acotovelava num misto de êxtase e aplausos pela festa de civismo que estava se iniciando. Depois da entrada solene da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais, vieram os atletas que acenderam a pira, da coroa de flores a Tiradentes, dos toques de clarins, da revista às tropas da Guarda de Honra e da salva de 21 tiros milimétricamente sincronizados e da execução perfeita da banda da Policia Militar de um trecho da AIDA de Verdi.
Ponto alto da festa foi quando a grande atriz brasileira Fernanda Montenegro falou em nome dos homenageados dando um depoimento contundente sobre a campanha das eleições diretas que levou o povo as ruas torcendo para que o país fincasse os pés nos trilhos e tomasse seu rumo definitivo para a democracia. A atriz de voz emocionada fez uma reflexão vibrante e carregada de teatralidade daquele momento vivido pelo país - aplausos, muitos aplausos. Mais emoção tocou a imensa platéia quando ela pôde assistir pelo telão os 4 minutos concisos do documentário produzido pelo mais conceituado cineasta mineiro Elvécio Ratton, que mostrou o pais nas ruas lutando pelas Diretas já.
A cerimônia prosseguiu neste ritmo de entusiasmo com a palavra do governador sempre acompanhado pelo ministro da cultura Gilberto Gil - legítimo representante do Presidente Lula. No camarote reservado às autoridades estiveram presentes representando a cidade de Uberaba: Marco Túlio Reis - Secretario de Governo, Olga Frange - Diretora Geral da Fundação Cultural de Uberaba e Maurício Cecílio - Diretor do INDI em BH prestigiando os dois uberabenses que ali estavam para ser agraciados com a distinta medalha o prefeito municipal Sr. Marcos Montes na categoria "Grande Colar" e Eu, artista plástico Hélio Siqueira com a "Medalha da Inconfidência".
Além das 185 mais 60 personalidades foram homenageadas com a "Pomba da Paz" uma belíssima escultura produzida em mármore branco. Vários Ícones da cultura brasileira tais como o Deputado Dante de Oliveira, o Escritor Zuenir Ventura, a Atriz Cristiane Torloni, os Atores Hugo Carvana, Carlos Vereza e Milton Gonçalves, o Senador Eduardo Suplicy entre outros, foram agraciados com ela.
A festa teve seu encerramento solene por volta das 13 horas, diante de um sol escaldante, quando Fafá de Belém entoou então o Hino Nacional e atrás da grande bandeira brasileira que se abriu apareceu todas as personalidades ali retratadas como esculturas, Tancredo Neves, Teotonio Vilela (O Menestrel das Alagoas) e até o presidente Lula.
Diante de tanto civismo não há como não amar este país e adivinhar nas entrelinhas que por seus homens e suas lutas este país tem jeito e salvação.

HÉLIO SIQUEIRA
Revisão Olga Frange
Fundação Cultural de Uberaba