Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


15-08-2014

O Último Comboio Para a Zona VerdePaul Theroux


Edição em Português Publicado em 05-2014Género: Literatura de viagensN.º de páginas 432


Uma viagem que se inicia na Cidade do Cabo e que Theroux, passando por Angola, queria que acabasse no Norte de África. Porém, após visitar Angola, o incansável viajante decide interromper o seu caminho ascendente. As experiências-limite por que passou, a deceção com a decadência, a colonização pelo materialismo ocidental, a omnipresença da corrupção e a perda da comunhão dos povos com a natureza terão feito desta a última viagem de Theroux ao Continente Negro. Angola sai maltratada deste livro, assim como muitas figuras de proa de organizações humanitárias que operam em África. Um documento impiedoso e de gritante atualidade.Um livro-choque.«Paul Theroux escreveu alguns dos melhores livros de viagem dos últimos cinquenta anos.»The Spectator«A prosa enérgica e inflamada de Theroux impele-nos pelas páginas fora. Um livro inquietante que recusa qualquer tipo de compromisso.»The Guardian«Alguém que não tem medo de ir contra todo o discurso bem pensante e politicamente correto.»The New Statesman«Uma viagem de despedida pelo Continente que enfeitiça e repele Theroux desde os tempos de voluntariado no Corpo de Paz, no Malawi.»The New York Times
«No seu adeus literário ao continente africano, Paul Theroux viajou pela África do Sul, Botswana, Namíbia e Angola. E sobre Angola conclui que "é um país amaldiçoado, não pela sua história, mas pela sua riqueza"» Jornal de Negócios
=========================================================


Paul Theroux 
Paul Edward Theroux é um escritor de literatura de viagens e romancista norteamericano, cuja obra mais célebre é The Great Railway Bazaar, de 1975, um travelogue que ele fez de comboio da Grã-Bretanha, passando pela Europa de Leste, Médio Oriente, Ásia do Sul e Sudeste Asiático, até ao Leste Asiático, tão a Oriente quanto o Japão, e depois voltou pela Rússia até ao seu ponto de origem.
Apesar de mais conhecido como escritor de viagens, Theroux também publicou numerosas obras de ficção, algumas das quais se transformaram em filmes. Foi galardoado em 1981 com o Prémio James Tait Memorial pelo seu romance The Mosquito Coast. É pai de dois autores e documentaristas, Louis Theroux e Marcel Theroux, e irmão dos autores Alexander Thoreux e Peter Theroux.
Theroux nasceu em Medford, no estado de Massachusetts, filho de pais católicos. O seu pai é franco-canadiano e a mãe italiana. Foi escuteiro e conseguiu alcançar o rank dos "Eagle Scout". Depois de terminar os estudos na Universidade de Massachusetts em Amherst, aliou-se aos Peace Corps e ensinou no Malawi de 1963 a 1965. Nesta altura, ajudou o opositor político de Hastings Banda a fugir para o Uganda e foi por isso expulso do Malawi e demitido dos Peace Corps. Mudou-se para o Uganda para ensinar na Universidade de Makere e passou a escrever para a revista Transition (onde se encontra o artigo Nkrumah, o Czar Leninista).
Em Makere, Theroux começou a sua amizade de 30 anos com o romancista V. S. Naipaul, um professor visitante nessa universidade. Durante a sua estada no Uganda, numa manifestação enraivecida, o seu carro quase foi virado ao contrário, onde se encontrava a sua mulher grávida. Este incidente contribuiu para a sua decisão de deixar África e mudou-se para Singapura.
Depois de anos a ensinar na Universidade de Singapura, estabeleceu-se em Inglaterra, primeiro em Dorset, e depois no sul de Londres com a sua mulher e os seus filhos. Theroux mora actualmente no Hawaii e em Cape Cod, Massachusetts, E.U.A. Está casado com Sheila Donnely, desde 18 de novembro de 95 e anteriormente estave casado com Anne Castle, desde 1967 até 1993. Nos seus livros, Theroux alude à sua habilidade para falar Italiano, Francês, Espanhol, Chinês, Chichewa e Swahili.
Nasceu a 10 de Abril de 1941 , Medford, Massachusetts, E.U.A.
BIBLIOGRAFIAMillroy, o MágicoViagem Por ÁfricaRegresso à PatagóniaO Velho Expresso da PatagóniaMorte em ChicagoViajando de trem através da ChinaA Costa de MosquitoZona ExteriorMão MortaA Arte da ViagemO Grande Bazar FerroviárioUltimo Comboio Para a Zona Verde

Página oficial do autor: http://www.paultheroux.com/  
http://www.fnac.pt/O-Ultimo-Comboio-Para-a-Zona-Verde-Paul-Theroux/a783909