Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


26-08-2017

Raízes dos judeus em Portugal Entre Godos e Sarracenos - Inácio Steinhardt


Raízes dos judeus em Portugal Entre Godos e Sarracenos

Inácio Steinhardt Inline image 

(Lisboa, 5 de Outubro de 1933), residente em Israel desde 1976, é um investigador, tradutor, empresário, jornalista, ensaísta  do judaísmo em Portugal. A par de uma carreira de cerca de 50 anos no sector de negócios, de que se reformou em 1999, foi correspondente de vários órgãos de informação portugueses em Israel,pertenceu aos corpos directivos de diversos organismos públicos, e presidiu, durante 11 anos, à Liga de Amizade Israel - Portugal, de Telavive, da qual é, actualmente, Presidente Honorário. Em 2002, o então Presidente da República Jorge Sampaio, também ele Judeu por sua avó materna, agraciou-o com a Comenda da Ordem de Mérito.

 

Breve história de presença judaica no território que viria a ser o Reino de Portugal e do seu legado para a nossa cultura.

Raízes dos Judeus em Portugal – Entre Godos e Sarracenos, de Inácio Steinhardt, é uma obra que traça, em linhas gerais, a história da presença judaica no território que viria a ser Portugal, durante o período que antecedeu a formação do Reino Portucalense, e descreve as relações mútuas entre o povo judeu e o povo português, focando as contribuições recíprocas para a história de cada um deles.

E de facto, sem o conhecimento e a compreensão do que aconteceu durante esta fase remota da nossa história, dificilmente se interpretarão alguns dos episódios – dolorosos quase sempre ou, nalguns raros momentos, um pouco mais felizes – que marcaram a relação entre cristãos e judeus, em Portugal, principalmente ao longo dos séculos XV, XVI e XVII.

O livro de Inácio Steinhardt é porém muito mais do que uma simples revisitação da proto-história do território português e dos povos que nele habitaram. Através das suas páginas, fica o leitor a compreender o significado de inúmeras tradições, de não poucos termos cruciais, e também a forma como aos poucos foram por cá emergindo os rostos da intolerância. De uma intolerância de que todos, sem excepção, fomos responsáveis.

Editora Vega – Colecção Sefarad – História
Formato 13 x 20 cm – 180 pág.,
Brochado – Ano 2012 – 1ª edição

ISBN 978-972-699-805-1

================================================

Sinopse

As raízes dos judeus em Portugal são muito anteriores à formação da nossa nacionalidade. Quando D. Afonso Henriques obteve o reconhecimento do seu reino independente, em 1143, já viviam judeus na Península Ibérica há, pelo menos, um milénio. A escassez de fontes documentais fidedignas sobre a presença judaica, nos territórios que viriam a fazer parte do Reino de Portugal, não encorajou muitos estudos. O presente trabalho pretende aceitar esse desafio, conjugando fontes portuguesas, judaicas e árabes, para compilar uma imagem, tanto quanto possível coerente, dessa época. Os judeus diferenciavam-se dos outros povos por se considerarem sempre uma nação no Exílio, cujo anelo milenário era o retorno à sua Terra, sem ambições territoriais onde quer que encontravam asilo. Só contribuindo para a prosperidade dos seus anfitriões podiam assegurar o bom acolhimento. Especial atenção foi projetada para as identidades ainda enigmáticas de alguns participantes nos eventos, que tiveram particular relevância na reconquista, no povoamento e na formação do Reino, como Sisnando Davides, Yahya ben Yaish e seus descendentes.

http://esefarad.com/?p=33410