Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


01-08-2014

Exposição 'Série Livros. Obras de Yuan Chin-Taa' , 6 a 14.09.14


A Fundação Oriente e o Centro Económico e Cultural de Taipei têm o prazer de convidar para a inauguração da exposição 'Série Livros. Obras de Yuan Chin-Taa', a realizar-se no dia 06 de agosto, no Museu do Oriente, em Lisboa.
OBRAS DE YUAN CHIN-TAA 6 Agosto a 14 Setembro
Os últimos trabalhos de Yuan Chin-Taa, A Série Livros, mostram uma nova interpretação dos antigos livros chineses. Recorrendo à semiótica, Yan reinterpreta as mensagens escritas contidas nos antigos caracteres Tao, inscrições em bronze Shan e Zhou, escritos em tiras de bambu, selos e lishu, ou escrita de escrivães, produzidas nas dinastias Qin e Han, por forma a compor os conteúdos da sua série de livros, O Livro dos Cânticos, O Livro das Montanhas e dos Mares e O Livro do Chá. Inspirado pela leitura dos antigos poemas chineses, O Livro dos Cânticos revela imagens simbólicas e uma nova interpretação dos textos capazes de explorar o erotismo da natureza humana. Tal como no antigo texto de O Livro das Montanhas e dos Mares, Yuan criou animais mitológicos ultra modernos para mostrar o mundo fantástico da antiga China. Em O Livro do Chá, o autor centra-se nas preocupações ecológicas e na prática da estética.
Para conseguir estruturas mais complexas na arte do papel texturizado, trabalhou com oficinas locais de papel artesanal e descobriu novos materiais e fibras extraídos de plantas da ilha. Os núcleos da exposição incluem folhas soltas, papel texturizado, placas de aço, peças de cerâmica e álbuns de pintura chinesa. O artista apresenta-nos trabalhos em papel a três dimensões e caligrafia com técnicas de acabamento utilizando incense queimado que transformam as formas das imagens e os efeitos de luz e sombre dos textos inscritos nas páginas abertas.

Yuan China-Taa nasceu em 1949 em Taiwan. Licenciou-se em Belas Artes pela National Taiwan Normal University em 1975 e fez um mestrado na City University de Nova Iorque. Reconhecido no mundo da arte asiática, Yuan está, no entanto, profundamente ligado aos múltiplos aspectos do mundo artístico.
Chin-Taa cria obras que, de uma forma coesa, combina a influência popular ocidental com a cultura tradicional chinesa. As suas últimas peças são reinterpretações de livros, escritos, símbolos e grafismo apresentados em obras de técnica mista.

http://www.museudooriente.pt/2023/serie-livros.htm#.U9w0DfldW1c