Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


25-01-2017

Há pessoas pessoas que não apreciam Genealogia - Pe. Reynato Breves(1935-2004)


"Há pessoas pessoas que não apreciam ‘Genealogia’, não se interessam por saber quem é seu avô, bisavô ou trisavô; não querem saber de onde vêm, quais são os seus ascendentes. Ora, a Genealogia é a Ciência da nossa racionalidade, da marca indelével das nossas origens; diz de onde viemos, diz quem somos, diz quais são as nossas raízes, mostra-nos a nossa importância.  

Genealogia exige paciência, perseverança e intercâmbio, mostra a necessidade da comunicação com outros genealogistas e causa grandes surpresas e grandes emoções. Enfrenta grandes obstáculos, terríveis barreiras, surpreendentes interrogações. 

A Genealogia é uma paixão e quem nela entra dela não sai mais. A Genealogia é amor; amor aos antepassados. A Genealogia é gratidão; gratidão aos que nos antecederam nesta vida. A Genealogia é memória imperecível. A Genealogia quase se confunde com a Heráldica. A Genealogia atesta a importância de uma Família. A Genealogia é como o Livro; conserva a memória das gerações passadas contra a tirania do tempo e contra o esquecimento dos homens, que ainda é a maior tirania, e enaltece as gerações hodiernas. 
A Genealogia move os ânimos e causa grandes efeitos."

Pe. Reynato Breves, no artigo Novas Revelações da Genealogia, publicado na edição de 12-SET-1998 do Jornal da Cidade, de Barra do Piraí.(Piraí, 9 de novembro de 1935 – Barra do Piraí, 2004),padre e escritor,Resultado de imagem para Pe. Reynato Breves

 

   Resultado de imagem para Pe. Reynato Breves

 

Generalidades

 

 

Generalidades

O vocábulo “genealogia” é composto pelas raízes gregas gen (geração) e logos (estudo), que, por si só, já indica...