Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


26-03-2015

Especulações vocabulares(11)EEEE - Inácio Rebelo Andrade


Significado corrente, mas também exploratório das palavras

 

EEEE

 

Engodo

 

Coisa com que se atrai, pouco importa quem ou quê.

Serve de exemplo o que se põe no anzol para atrair os peixes e poder tirá-los da água cá para fora. Em linguagem menos rebuscada, o isco necessário para apanhar os ditos, que hão de ser comidos a seguir: ou cozidos, ou fritos, ou assados, conforme o apetite do momento. Numa aceção metafórica, é aquilo que se promete a alguém a fim de obter alguma coisa. Referiu-se já atrás e repete-se agora que os políticos são especialistas no assunto: prometem ao povo um sem-fim de benesses, de concessões, de dádivas, com o fito de obter os votos de que precisam nas urnas para ganhar as eleições.

 

Escravatura

 

Regime em que o homem é alienado a favor de outro ou outros homens.

Ele perde assim o seu bem mais precioso, a liberdade. Deixa de ser pessoa e transforma-se em objeto, em coisa, em número, podendo por isso ser utilizado, vendido ou até morto pelo seu senhor. Na busca da força de trabalho necessária às obras que queriam construir, soberanos de todos os tempos foram além-fronteiras arrebanhar populações indefesas, que agrilhoaram de pés e mãos, chicotearam desapiedadamente nos caminhos de regresso, embarcaram por fim em navios construídos para o efeito. Mal instalada, mal alimentada, mal tratada durante a viagem, muita dessa gente morreu antes de chegar ao destino. Ninguém desconhece o facto — nem que a África foi o continente mais provado por tal prática abominável; ao longo dos séculos, viu partir milhões de filhos, que jamais voltaram a casa.

 

Esgoto

 

Cano ou conduta para vazar despejos.

Um substantivo que tem servido muitas vezes como metáfora para referir a boca chocarreira de alguém que deita cá para fora obscenidades que fazem corar um cabo de esquadra. Como se diz então com propriedade, uma boca, ou melhor, uma bocarra dessas é mesmo um esgoto. Isto para não a nomear com outro termo pior nem lhe atribuir um qualificativo mais adequado... Entre o esgoto propriamente dito (o tal que é conduta para vazar despejos) e a boca-bocarra supracitada (porta aberta à imundície verbal), a diferença não é realmente grande. Venha o Diabo e escolha.

 

Esperança

 

Confiança em se conseguir o que se deseja.

Como a Fé e a Caridade, a Esperança é uma das virtudes teologais. O povo diz que ela é a última coisa a morrer, querendo significar com isso que é o que resta ao homem desafortunado que se põe ainda a pensar no futuro. É um desejo final, sentido já em situação de desespero: saúde para o moribundo, alimento para o faminto, absolvição para o inocente. Em determinado momento, cada um espera tanto por isso como o náufrago por uma tábua de salvação no mar revolto onde braceja.

 

Espinho

 

Parte dura e pontiaguda de algumas plantas.

A planta mais citada desde sempre portadora dessa singularidade é a rosa. Quem não sabe isso? E quem ignora também que o vocábulo é a imagem preferida para lembrar que até as coisas aparentemente perfeitas têm os seus senões, os seus defeitos? Com espinhos longos e verdadeiros, não de caule de flor nem figurativos, armados em coroa, Jesus Cristo foi supliciado: cravaram-lhos na cabeça, entre mofas, cuspidelas e insultos, negando que Ele fosse o filho de Deus — Emanuel vindo a este mundo para salvar os homens das suas fraquezas, ignomínias, infâmias, enfim, dos seus pecados.

 

Espírito

 

Elemento imaterial do ser humano.

O elemento melhor certamente. O que eleva esse ser acima dos outros animais. O que esteve, está e estará sempre na origem do que ele produziu de bom e de belo. Do espírito de Da Vinci, surgiu a Gioconda; do de Beethoven, a Nona Sinfonia; do de Einstein, a Teoria da Relatividade; do de Madre Teresa Calcutá, o amor incansável pelos sem-abrigo que vagueavam nas ruas de Calcutá. Os exemplos capazes de comprovar a asserção não têm conta e são por de mais conhecidos. Miguel Ângelo, Giuseppe Verdi, Isaac Newton, Francisco de Assis, bem como muitos outros, devem também ser lembrados.

 

Eva

 

A companheira de Adão.

Em relação a ele e como vem escrito na Bíblia, ela era carne da sua carne, sangue do seu sangue, feita da sua costela para ser sua parceira. A que ouviu a serpente e se deixou cair na tentação, arrastando o companheiro na queda. Eva enganada e enganadora no Jardim do Paraíso, até que apareceu em Nazaré outra mulher, não para perder o homem, mas redimi-lo pelo Filho concebido. Eva-Maria, mãe de Jesus, a que sucederam ao longo dos anos Eva-Ana, Eva-Beatriz, Eva-Carolina, Eva-Diana, Eva-Emília, Eva-Filomena, Eva-Guiomar, Eva-Helena, mais aquelas cujos nomes correm o alfabeto inteiro, não importa o lugar nem a época, todas elas merecedoras de muito apreço.

 

http://olhoatento.blogs.sapo.pt/

 IRDEA

Inácio Rebelo de Andrade 

http://olhoatento.blogs.sapo.pt/especulacoes-vocabulares-11-75663