Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


07-09-2016

História & Genealogia-Fontes A Emigração Portuguesa para o Brasil - Genealogia d


Pela maior cidadania dos povos de língua portuguesa: partilhe, comente, opine...e diga mais para as comunidades de língua portuguesa . 

 

Museu das Migrações e das Comunidades foi criado em 12/07/2001 por deliberação da Câmara Municipal de Fafe, como plataforma virtual, com a designação de Museu da Emigração e das Comunidades. Foi seu principal fundador e promotor o investigador Dr. Miguel Monteiro, profundo conhecedor de «Fafe dos Brasileiros» e contou ainda com o apoio científico da professora doutora Maria Beatriz Rocha Trindade, a nossa maior especialista na temática das migrações. Com o desenvolvimento das suas actividades e o estabelecimento de uma vasta rede de contactos, surgiu a necessidade de avançar na implementação da realização física do Museu, prevista desde o início. A concepção do projecto museológico do agora denominado Museu das Migrações e das Comunidades é da autoria do museólogo doutor Fernando António Baptista Pereira foi aprovado pela CMF em 2008.

 

Do Historial de famílias FUNDADORAS DE UMA VILA DE BRASILEIROS, famílias com origem no Minho, Fafe,uma cidade portuguesa, situada, em terra encravada na transição entre o Minho e Trás-os-Montes, que viu as suas gentes escolherem a emigração como estratégia de vida, num tempo em que a ruralidade marcava o seu quotidiano. O Brasil foi, no século dezanove, a primeira escolha. Muitos partiram, alguns voltariam trazendo à sua terra propostas de mudança. 

Destaco do blog, do Museu das Migrações, a genealogia da família  Silva e Castro

 

Genealogia de indivíduos, a partir de registos paroquiais, de outras fontes documentais e de informações das famílias, bem como os aspetos da "história de vida" de cada um dos seus elementos.

Na ligação partilhada a seguir é sobre a genealogia da família  Silva e Castro                                                                               

 

Legenda: (a) primeiras núpcias (b) segundas núpcias (c) terceiras núpcias (n a), (d.n) - data de nascimento (c.c), (d.c) - casou com (s.s) - sem sucessor ( = ), (d.o) - faleceu a – data de óbito Cor branca - Brasileiros Cor dourada – Portugueses

 

www.museu-emigrantes.org/docs/familias/ascendencia%20silva%20e%20castro.pdf