Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


11-07-2016

GENEALOGIA BRASILEIRA Estado de São Paulo - Os Títulos Perdidos


 

 

                                                   Lênio Luiz Richa, n. Cantagalo, RJ, formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense, aposentado do Banco Central do Brasil, membro do Colégio Brasileiro de Genealogia e da Associação Brasileira dos Pesquisadores de História e Genealogia (lenioricha@yahoo.com.br).

 

                                                  OS TÍTULOS PERDIDOS

          Affonsos GayasAguirresAlmeidas Naves ou NevesÁlvares de SousaAnes SobrinhosAntas MoraesAranhas SardinhasArrudas Botelhos,Azeredos CoutinhosBarbosas LimasBetimBibliografia e códigosBicudos CastanhosBorbas GatosBotafogosBuenos AnhanguerasCamargos,CamposCanhamaresChassinsCordeirosCubasCunhas AbreusDias da SilvaDias PaesDias TeveriçásFalcãoFernandesFernandes PovoadoresFerrazes AraujosFigueiras de BragaFreitasFurquinsFurtadosGarcês BarretoGarcias VelhosGonçalves LopesGóes Mendonças,GuerrasHortasÍndice RemissivoÍndice TotalJorges VelhosLarasLeites MirandasLemosLopes SilvasMachados BarrosMachados Castanhos,Machados FagundesMartins BonilhasMoreirasMoreiras CastilhosMunhósNunes SiqueirasOliveiras GagosOliveiras LeitõesPachecos Jorges,Pimentéis MoraesPintos GuedesPonces ToralesPontesPortes de El-ReiPretosProençasProenças AbreusRaposos BocarrosRaposos Silveiras,Raposos TavaresRegosRendonsRodrigues LopesToledos PizasVaz GuedesVieiras Maias.

          AdendaAnhayasCastilhosCerqueiras LemesCerqueiras LimasGóesMachados ToledosMoraes de SouzaRochas CantosSilveiras,

                                                      DA FINALIDADE

         A finalidade deste trabalho é tentar reconstituir, na medida do possível, os títulos perdidos da Nobiliarquia Paulistana Histórica e Genealógica, de Pedro Taques de Almeida Paes Leme, pelas pistas deixadas por ele na própria obra, e pelas descobertas de Silva Leme e demais autores, usando também o que tenha restado em documentos e revistas genealógicas. Caso você seja descendente ou pesquisador destas famílias, ou encontre algum engano meu, será um prazer receber e/ou incluir as suas informações ou observações.
         Trata-se de um trabalho bastante preliminar e informal, que ainda sofrerá muitas alterações e acrescentamentos.
         Foi mantido, também na medida do possível, o modo de escrever de Taques, a mesma disposição de página da Nobiliarquia e a mesma ordem dos filhos indicada pelo linhagista, de modo que, ao ler a parte impressa da obra, quando encontrar, por exemplo: com geração no Título tal, Capítulo tal, Parágrafo tal, n. 3.4, se encontrará aqui, no mesmo Título e na mesma posição indicada.

 

http://www.genealogiabrasileira.com/cantagalo_ptindice.htm