Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


18-03-2016

História & Genealogia Dicionário Genealógico


Ancestral

Relativos aos nossos antepassados, avós bisavós, trisavós -os da nossa família que nos antecederam.

Antecedentes

Além de significar os actos de uma pessoa, no passado, a palavra também representa ascendência de uma pessoa, um grupo, um povo etc.; como sinónimo de ancestrais.

Antonomásia

Figura de linguagem pela qual se substitui o nome de [objecto, entidade] pessoa por outra denominação, que pode ser um nome comum (ou uma perífrase), um gentílico, um adjectivo etc., que seja sugestivo, explicativo, laudatório, eufémico, irónico ou pejorativo e que caracterize uma qualidade universal ou conhecida do possuidor .
Ex: Aleijadinho por ‘António Francisco Lisboa’; 
A Rainha Santa por ‘Isabel, rainha de Portugal, esposa de D. Dinis’;
O Salvador por ‘Jesus Cristo’; etc.

Apelido

Em Portugal, o apelido significa o nome de família, no Brasil apelido significa “alcunha”, para apelido eles dizem “sobrenome”.

Árvore genealógica

A árvore genealógica é um entrelaçamento de ligações, que mostra a descendência ou a história da existência (no sentido de „Origem“) de seres vivos ou certos fenómenos. Na genealogia (Investigação de antepassados) o alinhamento de árvores genealógicas com os descendentes , ou seja, os antepassados de uma pessoa ou família é um meio convencional para a ilustração das relações dos parentes.

Ascendência

Os nossos antepassados; a linha dos que vieram antes. Também pode referir-se à herança ou influência cultural que herdamos dos nossos antepassados.

Ascendente

Os nossos antepassados ou ancestrais.

Avô

O pai do pai (avô paterno) ou o pai da mãe (avô materno) de um indivíduo. A palavra apud segundo José Pedro Machado no Dicionário etimológico da língua portuguesa, foi empregada pela primeira vez em português no ano de 1024.

Avoengo

Avô; antepassado; palavra empregada a primeira vez em na língua portuguesa no século XIII.

Bisavô

Pai do avô ou da avó de um indivíduo, palavra empregada a primeira vez na língua portuguesa em 1128.

CHF

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Último Dias (também conhecida pela sigla em inglês LDS — Latter-day Saints ou por Igreja Mórmon), por conta de alguns de seus preceitos, possui dados sobre gente e família de todo o mundo. Numa caverna climatizada em Salt Lake , cidade do estado americano de Utah, estão microfilmes de diversos livros e documentos (livros de baptismos, de casamentos, censos, documentação de cartórios, etc) do mundo todo.
A sigla LDS é traduzida ao português para SUD — Santos dos Últimos Dias. Portanto, LDS e SUD são a mesma coisa.

Colateral

Os que são nossos parentes por linha transversal ou diagonal: tios, primos, sobrinhos. 

Crónica do local

Trata-se de uma parte da história da terra da pátria. Crónicas de locais resultam originalmente de crónicas das igrejas e das escolas, que foram dirigidas originalmente de padres ou professores das aldeias. As crónicas de locais hoje em dia são criadas muitas vezes por Históricos e pessoas privadas, que no seu tempo livre ocupam-se com a história da terra pátria. 

Coeficiente do cruzamento consanguíneo

É a expressão para a probabilidade , que os factores hereditários (os genes) respectivamente em duplo duma pessoa através de descendência idêntica, isso significa que descendem do mesmo antepassado e ao mesmo tempo medida na igualdade dos antepassados numa lista de antepassados. Para o cálculo do coeficiente do cruzamento consanguíneo o grau dos parentes próximos dos antepassados na linha dos antepassados tem de ser conhecido. Testemunhos são sempre só possíveis numa profundidade temporal, porque através de antepassados que faltam os resultados podem ser errados.

 

e continue a consultar o Dicionário Genealógico aqui»»»»

http://www.meusparentes.com.pt/centro-de-informacoes/dicionario-genealogico