Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


02-04-2013

A LENDA DA VIOLETA por Dulce Rodrigues


A LENDA DA VIOLETA

Uma planta que costuma florir por altura do começo da Primavera e que é fonte de inúmeros contos e lendas de amor é a violeta, e várias são as lendas de amor de origem grega e romana, mesmo frígia, que se contam sobre ela. Mas existe igualmente um mito inglês sobre a violeta, e é esse que vou partilhar convosco.

Segundo esse mito, o rei Frost (nome que significa em português gelo) sentia-se muito sozinho no seu grande palácio de gelo onde imperava o frio e faltava vida. Então, um dia, enviou emissários à procura de uma jovem bela e carinhosa que pudesse reconfortar o seu triste coração e trazer-lhe felicidade. Depois de terem andado dias sem conta, os emissários encontraram finalmente uma jovem, muito tímida mas lindíssima, que se apressaram a levar à presença do rei Frost. Assim que este a viu, ficou imediatamente apaixonado pela simpática jovem, e a frieza do seu coração fundiu como a neve funde ao sol. O nome da jovem era Violeta.

Graças ao amor e à ternura de Violeta, o rei Frost tornou-se bom e generoso e prometeu ao seu povo que, a partir daí, os Invernos  rigorosos e sem fim do seu reino se tornariam amenos durante metade do ano.

Depois de algum tempo de viver no palácio do rei Frost, Violeta sentiu saudades do seu país e pediu ao rei para a deixar ir lá de visita. O rei acedeu ao pedido, mas com uma condição: Violeta voltaria ao seu país alguns meses por ano, mas transformada numa flor.

E é assim que, desde então, Violeta toma a forma de uma flor durante alguns meses do ano e regressa no Inverno ao reino gelado do marido...

A violeta é símbolo de modéstia, de fidelidade e de simplicidade.

© Dulce Rodrigues

http://dulcerodrigues.info/educa/pt/lendas_violeta_pt.html