Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


31-10-2015

Referências às Fontes em Programas de Genealogia


 

31 de outubro de 2015 por GenealogiaFB 

Os acontecimentos ao longo da vida de um indivíduo, suficientemente relevantes para serem registados em campo próprio, são denominados Eventos pelos programas de genealogia. Todos os eventos devem incluir a respectiva fonte. Neste tutorial, que não pretende ser exaustivo, mas apenas oferecer algumas ideias genéricas sobre registo de fontes nos programas de genealogia, tentaremos dar resposta a perguntas que surgem frequentemente nos espaços de discussão online.

REFERÊNCIAS ÀS FONTES

 

Para além de permitirem provar a ocorrência dos factos, o registo das fontes serve também de auxiliar de pesquisa. São usadas pelos genealogistas para determinar o nível de confiança a atribuir à informação veiculada, comparar informação recente com informação mais antiga, ou ainda, localizar e consultar a fonte a fim de formarem uma opinião independente. Se a fonte não é indicada, a informação e conclusões passam a representar a opinião pessoal do autor, sem qualquer suporte para além da sua hipotética credibilidade.

 

A fim de tirar o máximo partido das funcionalidades dos programas de genealogia, deve-se evitar colocar a fonte em notas do evento, excepto em casos pontuais, ou temporariamente, quando queremos apenas anotar rapidamente para não esquecer. Logo que possível, deve-se adicionar a fonte no local próprio. Desta forma, será mais fácil listar, ordenar e editar as fontes, para além de permitir padronizar a forma como as fontes são impressas nos relatórios, quer em rodapé quer na bibliografia.

 

Os programas de genealogia, em regra, dividem o registo de fontes em 3 partes: repositório, fonte e citação. 

 

 

E continuem a ler este importante texto sobre as Fontes em Programas de Genealogia aqui»»

 

http://genealogiafb.blogspot.pt/2015/10/referencias-as-fonte-em-programas-de.html