Iclas - Instituto de Culturas Lusófonas
Antonio Borges Sampaio


05-04-2016

SABE O QUE É UM MUXOXO? É ASSIM QUE SE FALA EM LUANDA


Manuel S. Fonseca escreveu um dicionário para ensinar 1001 termos de Luanda aos 

que desconseguem entendê-los sozinhos

“Sabe o que é um muxoxo?”, pergunta Manuel S. Fonseca, cronista e conhecido cinéfilo.

Perguntáramos-lhe o que o levou a escrever o Pequeno Dicionário Caluanda – 1001 Termos da Fala de Luanda Explicados em Português, lançado ontem com apresentações a cargo de Ferreira Fernandes, jornalista do DN.

Então explicou o que é. Mas também o poderíamos saber no tal dicionário caluanda [“natural de Luanda, que diz respeito a Luanda”]: é um “chio de boca manifestando desprezo”.

Diz que o livro começou quando chegou a Angola aos cinco anos. “A minha mãe quis comprar peixe fresco a uma quintandeira , vendedoras ambulantes que vinham à porta de casa [também está no livro]. Fez-lhe uma oferta muito baixa e a quintadeira fez um muxoxo. Como quem diz: “Estás a falar com quem?” Uma língua que tem um muxoxo, como eu ouvi em 1959, é uma língua que tem uma forma de falar dentro do português, uma variante que merece ter um livro à parte.” 

"A palavra "desconseguir" é uma coisa extraordinária." Para reunir 1001 termos como este, Manuel S. Fonseca recorreu à literatura, de Luandino Vieira a Pepetela e Ondjaki, à música de Bonga ou Rui Mingas, e às letras de rappers angolanos como MCK ou Ikonoclasta (Luaty Beirão). Recorreu até às caixas de comentários de jornais angolanos, para acompanhar a mutação da língua. Mas os termos que dela apresenta e explica em português - de Portugal, diga-se assim - vêm, sobretudo, dos quase vinte anos passados em Angola. "Este livro já existe na minha vida há muito tempo. Agora só tive de fazer um esforço de transcrição. Como um monge copista. É um livro falado, que me acompanhou a vida inteira." Depois, há muitas palavras que já estão nos dicionários portugueses - bué, bazar, semba. "Quando comecei o livro, achei que chegaria aos 500 termos. Quando dei conta, estava nos 750, achei que era cobardia não ir aos mil." E 1001 é "um número mítico"

http://www.dn.pt/artes/interior/sabe-o-que-e-um-muxoxo-e-assim-que-se-fala-em-luanda-5092720.html