19-01-2015 Jornal Cultura de Angola : Especulações Vocabulares - de Inácio Rebelo de Andrade
Com votos de boa semana para os "dialogantes", junto em anexo as «Especulações Vocabulares» de Inácio Rebelo de Andrade *, que o Jornal Cultura, de Angola, publica regularmente.
* Escritor, sociólogo e professor universitário português, Inácio José Esteves Rebelo de Andrade nasceu em 1935, na cidade de Huambo, em Angola.
Licenciado em Agronomia pela Universidade de Luanda e doutorado em Engenharia Agronómica pela Universidade de Lisboa, professor catedrático aposentado da Universidade de Évora, engenheiro na Junta de Exportação+ de Cereais e no Instituto de Investigação Agronómica de Angola. Consultor da UNESCO, presidente do Conselho Científico da Universidade Técnica de Lisboa, vice-presidente do Instituto António Sérgio do Setor Cooperativo (Inscoop), membro do Conselho de Redação da revista Economia e Sociologia do Instituto Superior Económico e Social de Évora e membro do Conselho de Consultores Científicos da revista Episteme, publicação da Universidade Técnica de Lisboa.
Como escritor, publicou alguns contos, crónicas e memórias, que contribuíram para a divulgação da história e cultura angolana, tais como os livros Um Grito na Noite (1960), Apontamentos de Rua (1961), O Sabor Doce das Nêsperas Amargas(1997), Parábolas em Português (1999), Aconteceu em Agosto (2000), Revisitações no Exílio (2001), Passageiro sem Bilhete(2003), Adeus Macau, Adeus Oriente (2004), Na Babugem do Êxodo (2005), A Mulata do Engenheiro (2007);. Para além das suas obras literárias, escreveu livros científicos, técnicos e eruditos, como No Centenário de António Sérgio, o Doutrinador Cooperativista (1983), Difusão de Inovações e Extensão Rural (1987), Para uma Estratégia de Apoio aos Agricultores (1988), Avaliação de Atividades em Extensão Rural (1996), entre outros. Rebelo de Andrade é ainda membro da Sociedade de Geografia de Lisboa, da União dos Escritores Angolanos e da Associação Portuguesa de Escritores. Juntamente com o poeta angolano Ernesto Lara Filho, foi fundador da coleção Bailundo.
(adaptado de http://www.infopedia.pt/$inacio-rebelo-de-andrade)
====================================================================
https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/dialogos_lusofonos/conversations/messages/41198
|