19 de março de 2013
.
::: A Estátua e a Pedra, livro de ensaios escritos pelo Nobel Português sobre sua obra, será apresentado na abertura da Feira do Livro de Bogotá, em abril. :::
O livro póstumo de ensaios A Estátua e a Pedra, em que o falecido escritor português José Saramago faz reflexões de sua obra, será lançado no mês que vem na Feira Internacional do Livro de Bogotá, na Colômbia, país “onde é muito querido”, como disse sua viúva Pilar del Río.
Com edição bilingue em português e espanhol, o texto é uma versão “mais limpa” de uma conferência que o Prêmio Nobel de Literatura “improvisou” na Itália, em 1997, disse Pilar del Río, que é também diretora da fundação em Portugal que leva o nome do famoso escritor.
“É José Saramago em suas próprias palavras, com seu sentido de humor e simplicidade”, disse Pilar del Río sobre a obra a ser lançada, em que o autor faz uma reflexão sobre o significado de todos os seus livros e também como o facto de ter vivido na ilha de Lanzarote (no arquipélago espanhol das Canárias) fez o escritor mudar seu estilo e sua vida.
O texto de seu novo livro está impregnado da transformação vital e literária produzida por sua experiência nas Canárias, onde, metaforicamente, passou a ter mais interesse pela pedra, o símbolo da matéria-prima em estado bruto, do que pela estátua, um produto refinado.
Com citações, como “sempre teremos diante de nós a ambição de fazer da literatura a vida”, o único Prémio Nobel da Língua Portuguesa reivindica o diálogo que se estabelece em uma obra literária com o seu interlocutor, que sente como “sempre presente”.
A Estátua e a Pedra, considerado como “uma observação” interior, traduzido para a língua espanhola e revisado por Saramago antes de sua morte em junho de 2010, é concluído com um epílogo do professor de literatura e especialista no trabalho do autor português, Fernando Gómez Aguilera.
A apresentação do livro é feita por dois textos dos professores italianos Luciana Stegagno Picchio e Giancarlo Depretis, e a capa tem a ilustração do espanhol Manuel Estrada.
–– Saramago e Portugal na Feira do Livro de Bogotá ––
Considerado como uma das figuras mais ilustres da Língua Portuguesa, José Saramago (1924-2010) será o protagonista da abertura da 26ª. edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá, em 18 de abril, com um diálogo entre Pilar del Río e a escritora colombiana Laura Restrepo.
Além de A Estátua e a Pedra, uma “contribuição da Fundação José Saramago à Colômbia para unir as línguas espanhola e portuguesa”, nas palavras de Pilar del Río, será também apresentada na Feira de Bogotá a versão em espanhol do livro José e Pilar, e será exibido um documentário com o mesmo nome, que inclui depoimentos inéditos.
Serão também organizadas atividades como peças teatrais ou uma exposição de caricaturas sobre o autor de Ensaio sobre a Cegueira, disse Pilar del Río.
Portugal será o país convidado da edição este ano da feira literária, com o tema Da Minha Língua Vê-se o Mar, a ser realizada na capital colombiana de 18 de abril a 1 de maio. :::
.
–– Extraído da Agência EFE ––